Crédito Divulgação Internet
17/08/2022
A Voith Turbo, um dos principais fornecedores de transmissões automáticas para ônibus urbanos em todo o mundo, apresentou no Brasil uma das soluções desenvolvidas pela companhia, o seu sistema Mild Hybrid de 48V totalmente integrado às suas transmissões automáticas.
Visando o futuro, a Voith passa a oferecer também um dos sistemas mais eficientes de tração elétrica do mercado. O VEDS (Voith Electrical Drive System), composto de motor de imã permanente resfriado a água e inversor de alta eficiência tem demostrado que a proposta técnica tem ajudado o mercado na relação de peso, custo e autonomia relacionados a veículos elétricos a bateria ou célula de combustível
No conceito Mild Hybrid, através de um sistema elétrico de recuperação de energia, é possível absorver parte da energia de frenagem e convertê-la em energia elétrica armazenada em baterias. Essa energia permite que sistemas do veículo sejam eletrificados, aumentando a eficiência energética dos sistemas relacionados, podendo reduzir o consumo de combustível em quase 10%.
Segundo Rogerio Pires, diretor da Divisão de Mobilidade da Voith Turbo, assim como já está ocorrendo em automóveis, o conceito de Mild Hybrid é uma solução prática e de custo-benefício muito favorável para colaborar com a transição para uma eletrificação plena no futuro. “Através de um sistema Mild Hybrid, o motor a combustão tem sua função primária otimizada o que representa menor consumo e emissões de poluentes. Pode-se tornar uma tendência para o presente e abrir caminhos para novas tecnologias elétricas para os veículos. No segmento de veículos comerciais, qualquer ganho de eficiência energética é muito relevante pois representa redução direta dos custos da operação e torna o transporte muito mais sustentável”.
Outra solução é o sistema de tração elétrica da Voith, VEDS (Voith Electrical Drive System). Trata-se de conjunto de motor de imã permanente resfriado a água combinado com um inversor de alta eficiência que podem trabalhar em sistemas de 400 a 850V. Os componentes do sistema são combinados de forma inteligente através de algoritmos baseados em toda experiência da Voith no campo de transporte e mobilidade visando a melhor gestão e aproveitamento de energia.
O sistema VEDS foi concebido dentro dos padrões mais exigentes como a ISO26262 de segurança funcional automotiva e pode ser considerado um dos sistemas mais modernos e robustos do mercado.
Resultados práticos na Europa já confirmam que os objetivo de eficiência propostos pelo VEDS e pelo sistema MidlHybrid da Voith tem sido alcançado. Montadoras como Wrightbus e Iveco já podem oferecer hoje veículos ao mercado muito mais eficientes em termos de aproveitamento de energia e emissões de poluentes
As discussões relacionadas a um processo mais rápido de eletrificação em veículos comerciais, principalmente urbanos, são muito importantes para a sociedade. Porém, na América do Sul, é necessário considerar as diversas opções de biocombustíveis que estão em desenvolvimento. Além disso, vale ressaltar que a matriz de transporte brasileira ainda está muito baseada no modal rodoviário. Trens urbanos e metrôs, sistemas já eletrificados, também são alternativas fundamentais para o cenário urbano futuro.
“Importante que o transporte seja realizado de forma inteligente e baseado em fontes de energia renováveis. Nossa região oferece excelentes condições de combinar tudo o que a tecnologia e a natureza nos oferecem. A transmissão automática Voith com Mild Hybrid integrado é mais um conceito com que a Voith busca contribuir para a maior sustentabilidade de nosso transporte por ônibus. A opção pela eletrificação plena com nosso VEDS já é uma possibilidade real e certamente poderemos contribuir para o futuro de nossos veículos comerciais e ferroviários”, finaliza Pires.