Crédito Divulgação Internet
10/06/2022
A AAP (Associação Automotriz do Peru) anunciou que a venda de veículos comerciais pesados (caminhões e tractocamimhões), atingiu em maio 1.573 unidades, resultado que corresponde ao crescimento de 32,4% acima do total vendido em maio de 2021, que alcançou 1.312 veículos
Em vendas acumuladas, no período de janeiro a maio, foram vendidas 6.723 unidades, aumento de 9,4% em relação a igual período do ano passado, com 6.145 unidades.
De acordo com Alberto Morisaki, gerente de Estudos Econômicos da Associação Automotriz do Perú (AAP), o desempenho positivo registrado pelos diversos setores econômicos é o que impulsiona esses resultados. “Particularmente, aqueles que demandam intensamente esses veículos, como a mineração, além da eliminação das restrições de trânsito em todo o país, o que facilita a circulação e o normal desenvolvimento das atividades econômicas”, disse o economista.
As vendas de ônibus e micro-ônibus atingiram 239 veículos em maio, 92,7% acima das 124 unidades vendidas em maio de 2021. Durante os primeiros cinco meses de 2022 foram vendidas 1.128 unidades, 46,9% superior às 768 unidades do mesmo período de 2021.
O notável crescimento na comercialização dos referidos veículos foi influenciado pela baixa base de comparação e pela recuperação observada no setor de transporte de passageiros, tanto a nível urbano como interprovincial, uma vez que, devido ao levantamento das restrições de tráfego e capacidade, começaram para funcionar mais plenamente. Da mesma forma, “a recuperação de atividades como turismo e entretenimento, além do retorno às atividades presenciais em centros educacionais e de trabalho, também foram elementos importantes para a recuperação de atividades relacionadas ao transporte de pessoas, bem como como a venda de ônibus e micro-ônibus”, destacou Morisaki.