Crédito Divulgação Volvo
07/04/2025
O mercado brasileiro de caminhões registrou crescimento de 4,8% no primeiro trimestre deste ano, desempenho considerado muito positivo em razão da taxa de juros elevada. Segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram comercializadas 27.121 unidades, em comparação com as 25.871 registradas no mesmo período de 2024.
“A conversão de vendas está mais lenta, mas dentro do esperado. O setor segue atento às dificuldades no acesso ao crédito, mas também tem sido impulsionado pela expectativa favorável no agronegócio”, analisou Arcelio Alceu dos Santos Junior, presidente da Fenabrave.
Em março, foram licenciados 9.200 caminhões, com queda de 5,0% em relação aos 9.685 veículos vendidos no mesmo mês de 2024. Na comparação com fevereiro deste ano, houve crescimento de 5,1%, quando foram vendidos 8.753 veículos.
O bom desempenho e expectativa positiva estão baseados na perspectiva de crescimento da safra agrícola, que deve alcançar 325,7 milhões de toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com aumento de 9,4%.
Para a entidade, o futuro precisa ser visto com cautela, pois, em razão da elevação das taxas de juros e do crédito limitado, existe a chance de desaceleração nas vendas de caminhões ao longo do ano, mesmo com uma safra forte. Os grandes frotistas sentem menos essas mudanças, mas o pequeno transportador sente mais diretamente o aperto no crédito.
A Fenabrave projeta a venda de 127.593 caminhões em 2025, o que representaria alta de 4,5% sobre às 122.099 unidades comercializadas em 2024.
Entre as marcas, a Mercedes-Benz obteve a liderança no trimestre, com 6.801 veículos e 25,1% de participação de mercado, seguida pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, com 6.717 unidades (24,8%), pela Volvo, com 5.113 (18,5%), e Scania, com 3.969 caminhões (14,6% de participação). Na quinta posição aparece a Iveco,com 2.098 unidades (7,74%), seguida pela DAF, com 2.066 (7,62%) e Foton, com 235 veículos e 0,9% de participação.
Cabe destacar que, entre os 10 modelos mais vendidos no trimestre, a Mercedes-Benz tem 3, a Volvo também 3, a Volkswagen, 2, e a DAF e Scania, um cada. O caminhão pesado Volvo FH 540 foi o mais vendido no País, com 1.464 unidades comercializadas até março, seguido pelo médio VW Truck 11.180, com 1.350, pelo médio Mercedes-Benz Accelo 1017, com 1.155 unidades, e pelo semipesado Volvo VM 290, com 1.061 unidades.
1. Volvo FH 540 – 1.464
2. VW Truck 11.180 – 1.350
3. Mercedes-Benz Accelo 1017 – 1.155
4. Volvo VM 290 – 1.061
5. DAF XF 530 – 992
6. Scania R 460 – 968
7. Volvo FH 460 – 837
8. Mercedes-Benz Atego 2429 – 735
9. Mercedes-Benz Atego 1719 – 726
10. VW Truck 26.260 – 626 unidades