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12/11/2024
A ZF, maior fornecedora e desenvolvedora de tecnologias para veículos comerciais do mundo participou da Fenatran 2024, a mais importante feira de transporte de carga e logística da América Latina, entre 4 e 8 de novembro, no São Paulo Expo. A empresa apresentou uma gama de tecnologias projetadas para elevar a eficiência, segurança e sustentabilidade dos veículos comerciais leves, médios, pesados, extrapesados e implementos rodoviários.
“Nosso portfólio abrange tecnologias e soluções para diversas aplicações, desde as mais consolidadas no mercado até as reconhecidas como o estado da arte em soluções para chassis, sistemas digitais e de segurança, de gerenciamento de ar, driveline, entre tantos outros. Na Fenatran, destacamos a importância dessas tecnologias para a mobilidade na América do Sul, onde algumas já são consagradas e outras estão sendo introduzidas no mercado e atendem as legislações atuais e futuras. Projetadas para serem aplicadas em diferentes veículos comerciais e implementos, essas soluções, tanto de hardware como de software, são adaptadas a todas as necessidades do setor em nosso mercado”, diz Silvio Furtado, vice-presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul.
Soluções tecnológicas que evitam acidentes
O OnGuardMAX™ 2, é um dos destaques dentre as soluções de ADAS – Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista da ZF, essenciais para a segurança veicular que, por meio de radares, câmeras, sensores e softwares, conseguem detectar a presença de pessoas, animais ou objetos perigosos no meio da estrada. Se o motorista não tomar nenhuma atitude para evitar o acidente iminente, o OnGuardMAX™ 2 inicia, de maneira autônoma, a frenagem de emergência, podendo parar o veículo por completo para ajudar a prevenir um acidente.
Ele utiliza sensores e radares para identificar obstáculos e acionar a frenagem autônoma em situações de emergência, evitando acidentes. Além disso, inclui funcionalidades como LDW (Aviso de Saída de Pista) e ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), melhorando a segurança nas estradas.
Eletrificação em veículos comerciais
A ZF trouxe duas soluções de driveline ideais para a eletrificação de frotas pesadas, oferecendo desempenho confiável e alta eficiência operacional para uma variedade de aplicações.
O AxTrax 2 Dual, o mais recente eixo elétrico desenvolvido para aplicações em caminhões e ônibus médios e pesados, além de veículos fora de estrada é um exemplo disso. Esse produto oferece uma solução completa para veículos elétricos, com potência máxima de até 450 kW e torque de saída máximo de 54.800 Nm. Equipado com motores síncronos de ímã permanente e tecnologia de transmissão de três marchas, o AxTrax 2 Dual se destaca pela alta eficiência energética, proporcionando maior densidade de potência e otimização do desempenho.
Além disso, ele conta com inversores de carboneto de silício (SiC), que são mais compactos e leves, e atuadores elétricos (Powershift) que permitem trocas de marchas precisas e sem interrupção de torque. A arquitetura “all-in-one” elimina cabos de alta tensão entre motor e inversor, tornando o sistema mais simples e seguro. Possui capacidade de atender a um peso bruto total de até 44 toneladas.
O AxTrax 2 Dual pode funcionar com seu avançado sistema de frenagem mBSP XBS, que alavanca as capacidades do e-drive, operando como um atuador no controle da aceleração e da frenagem. Dessa forma, a solução maximiza a recuperação de energia para recarregar as baterias de bordo durante a condução. Além disso, ele oferece melhores capacidades de arranque ao otimizar a função de controle de tração, reduzindo o desgaste dos pneus e melhorando o desempenho e a estabilidade do veículo em terrenos escorregadios.
O CeTrax Lite foi outro destaque da ZF na Fenatran 2024 como solução de driveline elétrico para veículos leves como caminhões, vans e micro-ônibus. Este acionamento também possui o conceito all-in-one, que elimina cabos de alta tensão entre motor e inversor, simplificando a integração e aumentando a confiabilidade.
Com uma potência máxima de 150 kW e torque de saída de até 1.400 Nm, o CeTrax Lite oferece força e eficiência para aplicações leves, suportando um peso bruto total de até 7,5 toneladas. Seu motor assíncrono lubrificado por óleo e transmissão de uma marcha garantem um desempenho estável e eficiente em uma variedade de condições operacionais. Foi projetado para fácil integração com eixos e chassis convencionais, tornando-se uma opção à transição para a eletrificação de uma forma mais simples para fabricantes de veículos. Além disso, o CeTrax Lite é totalmente compatível com sistemas ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista).Mais segurança e inteligência para as carretas
Para implementadoras, a ZF apresentou soluções para garantir mais segurança e rastreabilidade às carretas. A inteligência está presente na solução iEBS, produto que evita acidentes, traz controle de estabilidade, evita o travamento das rodas, permite maior integração entre cavalo e carreta e amplia eficiência operacional e pode indicar a carga. Com todas essas soluções, o iEBS simplifica a manutenção e reduz custos operacionais.
A novidade incorpora inúmeras funções em um módulo inteligente levando o sistema a ter menor número de válvulas, tubulações e conexões na montagem, o que simplifica o sistema e reduz os custos com manutenção. A solução atua com a mesma eficiência, tanto em implementos com freio a tambor como a disco, bem como em suspensão com feixes de molas ou pneumáticas. Essa tecnologia possibilita o controle eletrônico da frenagem, monitoramento da pressão dos pneus, altura da suspensão, telemetria, entre outras funções opcionais, além de estar preparado para as tecnologias ADAS de assistência ao motorista.
A plataforma de telemetria da ZF para carretas, SCALAR, será demonstrada em uma sala de torre de controle, especialmente preparada para o evento. Trata-se de uma tecnologia que pode ser utilizada por todas as marcas e modelos de implemento, a ZF também oferece soluções que podem se estender a ônibus e carros de passageiros. Ela oferece um conjunto diversificado de recursos projetados para otimizar as operações de frotas comerciais e é capaz de atender uma variedade de requisitos dos clientes, como eventos e alertas do implemento, localização, cerca eletrônica, status da saúde do implemento, dados exclusivos do T-EBS, TPMS (controle de monitoramento dos pneus), monitoramento de carga e diagnóstico de manutenção.
A aplicabilidade é geral e diversificada e agrega desde transportadores de grãos, operações off road, containeres, entre outras.
Todos os dados gerados pelo sistema de frenagem da carreta (EBS ou iEBS) são disponibilizados e podem ser integrados à plataforma de preferência do cliente ou na própria plataforma SCALAR. Com isso, não é preciso ter várias telas para realizar o monitoramento, pois é possível visualizar o caminhão e a carga de forma completa, em uma só tela. A solução é integrada aos sistemas de freio e suspensão da carreta, oferecendo um gerenciamento centralizado e eficiente para frotistas.
Drivelines e componentes ZF trazem soluções para todos os segmentos
A transmissão automatizada TraXon, que já equipa novos modelos de veículos pesados e ônibus rodoviários Euro 6 no Brasil, é um dos destaques da ZF na Fenatran devido ao seu virtuoso histórico de aceitação e aplicação na América do Sul. Ela pode ser integrada a um dos mais avançados retardadores de velocidade do mundo fabricado pela ZF, o Intarder 3, capaz reduzir em até 90% a utilização dos freios, garantindo, assim, economia de combustível, maior segurança e significativa redução de custos com manutenção.
O Intarder 3 é considerado o retardador mais leve do mercado, e alia robustez e potência, gerando força de até 600KW para atuar como redutor de velocidade até a completa parada do veículo. A TraXon também pode contar com a função Ecoroll, que mantém a transmissão em neutro com condições de rodagem em marcha lenta e a funcionalidade PreVision, que controla condições de rodagem em marcha lenta, ambas que trazem variados benefícios para os transportadores.
A PowerLine, transmissão automática de 8 velocidades baseada na renomada 8HP utilizada em automóveis, é ideal para caminhões médios e semipesados, picapes e ônibus, trazendo o mesmo nível de conforto nas trocas de marcha para veículos comerciais. “A transmissão foi desenvolvida para atender o ‘anda e para’ das cidades, onde as marchas podem ser alteradas 30 vezes por quilômetro”, explica o executivo. Os custos operacionais podem ser reduzidos também pelos maiores intervalos de troca do óleo, condução que evita desgastes e principalmente pelo potencial de reduzir consumo de combustível.