Crédito Divulgação Internet
14/02/2023
O italiano Simone Montagna foi nomeado presidente e CEO de Operações Comerciais da Scania Brasil e assumirá a nova posição a partir do dia 1º. de março. Montagna sucede a Sílvio Munhoz, que se tornará conselheiro da fábrica brasileira e vai reportar a Mats Gunarsson, vice-presidente executivo das Operações Comerciais globais, com base na matriz, na Suécia.
Nascido em Milão, em 1973, Simone Montagna completará 50 anos de idade no mês em que assumirá a nova responsabilidade no Brasil, onde foi diretor financeiro do Scania Banco, em sua primeira oportunidade no país, até outubro de 2020, quando foi nomeado para o cargo de diretor-geral da Scania Rússia.
Montagna estudou administração de negócios na Universidade de Pavia e fez MBA na mesma área na Universidade de Negócios de Chicago, nos Estados Unidos. Entrou na empresa em julho de 2001 como diretor da Scania Serviços Financeiros Itália. Permaneceu no cargo até março de 2006, quando foi transferido para a Rússia e assumiu como diretor do mesmo setor. Em 2009, teve sua primeira experiência no mercado brasileiro como CFO (diretor financeiro) do Scania Banco. No mês de janeiro de 2016, virou diretor-geral do Scania Banco. Em julho de 2019, passou a acumular também a função de vice-presidente dos Serviços Financeiros da Scania na América Latina. A partir de outubro de 2020 teve a oportunidade da carreira ao se tornar diretor-geral da Scania Rússia. Fala português, inglês, russo e espanhol. Tem dois filhos: um menino brasileiro de 11 anos e uma menina de apenas 1 ano e meio, que nasceu em Moscou.
Simone Montagna considera o maior desafio profissional e pessoal de sua carreira comandar o principal posto da divisão comercial no país. Declarou-se apaixonado pelo Brasil, onde nasceu seu filho, e que tem profundo respeito pela história do País. Também reconheceu que os quase 10 anos de experiência no Brasil, lhe proporcionaram conhecer clientes de todas as regiões e entender os seus negócios com profundidade e que será um valioso conhecimento diário voltar a trabalhar no Brasil.
Ao longo de sua carreira, Montagna considera que aprendeu com a Scania que o cliente sempre estará em primeiro lugar e que, agora, tem mais um objetivo prioritário, que será manter a liderança da transição para um nível de transporte mais sustentável e oferecer à sociedade produtos que reduzam realmente as emissões e não sejam aventuras impossíveis de comprovar a sua viabilidade.
Montagna deu ênfase à sua missão de assumir a operação comercial para continuar o brilhante processo de evolução que está sendo realizado pela Scania. E salientou que terá outros desafios entre os quais preparar os próximos anos para as novas tecnologias que chegarão. Para ele, o importante será ofertar soluções que tornem os transportes de cargas e passageiros ainda mais eficientes. Diz saber que as recém-lançadas linhas de produtos Proconve P8/Euro 6, e a gama Super, propiciarão o menor custo total da operação que a Scania oferece no país e que todos na empresa trabalharão ainda mais focados na parceria com a rede de concessionárias, com forte expansão, investimento, treinamento das equipes e atualização e agilidade do atendimento.
A experiência de ter trabalhado como presidente do Scania Banco e vice-presidente dos Serviços Financeiros da Scania na América Latina também serão aliados fundamentais na gestão, segundo o executivo. Afirmou que a visão profunda e completa do mercado ajudará a entender ainda mais as necessidades dos clientes, as dificuldades, o quanto será possível evoluir e viabilizar os negócios em parceria com as soluções financeiras do Scania Banco, Consórcio, Seguradora e, agora, a Scania Locação. Um completo leque à disposição.