BRASIL

Scania assume liderança no segmento de caminhões pesados

Crédito Divulgação ao Autor

17/05/2024

A Scania assumiu a liderança do ranking de marcas no segmento brasileiro de caminhões pesados, desbancando a Volvo. A fabricante comercializou 5.866 unidades, com crescimento de 78,5% sobre o mesmo período de 2023, o que segundo dados da Anfavea, representa 29,5% de participação do total de 19.833 unidades vendidas

De acordo com a Scania, o bom desempenho é resultado de várias ações, como o lançamento da linha Euro 6 com os produtos Super e Plus, e o novo 6×4 com o novo cardan reto e vários novos atributos do produto. Também a linha off road está tendo cada vez aceitação dos clientes, pois não é adaptada da linha rodoviária e sim desenvolvida para o off-road.

A Volvo ocupou a segunda posição, com 5,590 unidades e crescimento de 24,2% em relação aos 4.502 veículos de janeiro a abril do ano passado. A marca sueca perdeu a liderança, mas se mantém muito próxima, com participação de mercado de 28,2% no segmento.

Em terceiro lugar aparece a Mercedes-Benz, com 3.299 unidades e queda de 24,1% em relação ao mesmo período de 2023, quando comercializou 4.345 caminhões. e, em quarto ficou a DAF, que vem crescendo significativamente no mercado brasileiro nos últimos anos e alcançou a venda de 2.574 unidades, com elevação de 23% sobre os 2.093 veículos do ano passado

Volkswagen e IVECO registraram queda de vendas e ficaram na quinta e sexta posições, respectivamente. A VWCO vendeu 1.840 caminhões, com queda de 14% em comparação com as 2.140 unidades de janeiro a abril de 2023.  a IVECO comercializou 664 unidades, com queda de 17,3% em relação às 804 do mesmo período de 2023.

Ranking de marcas – Caminhões pesados

Marca – Jan-abril 2024

Scania – 5.866 unidades

Volvo – 5.590

Mercedes-Benz – 3.299

DAF – 2.574

VWCO – 1.840

Iveco – 664 unidades

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!