BRASIL

Produção brasileira de ônibus cresce 11,4% no primeiro bimestre

Crédito Divulgação ao Autor

14/03/2025

As fabricantes brasileiras de carrocerias de ônibus produziram no acumulado de janeiro e fevereiro, 3.370 unidades, com aumento de 11,4%, em comparação com os 3.024 veículos fabricados no mesmo período de 2024. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), em fevereiro foram fabricados 1.885 ônibus, 16,7% a mais do que no mesmo mês de 2024 (1.615 veículos).

Do total de ônibus produzidos no primeiro bimestre deste ano, os modelos urbanos se destacaram com 1.606 unidades, volume praticamente igual ao do mesmo período do ano passado (1.608 unidades). De modelos rodoviários, foram produzidos 962 veículos, com aumento de 4% em relação aos 928 veículos de 2024.

Como ao longo do ano passado, s segmento de micro-ônibus foi o que apresentou o maior crescimento, 58,6%, com 766 unidades em relação aos 483 veículos fabricados em janeiro e fevereiro daquele ano.

Entre as marcas, do total de unidades produzidas no primeiro bimestre, a Marcopolo foi a líder, com 1.199 unidades (incluindo os modelos Neobus), seguida pela Caio Induscar, com 1.186 veículos, Mascarello 488, Comil, 245, Carbuss, 177 e Irizar, com 75 unidades.

Exportação

Para o mercado externo foram enviadas 291 veículos com retração de 36,8% sobre os 462 ônibus exportados em igual período do ano passado.

BYD lidera entre os elétrico

A BYD liderou a venda de ônibus elétricos no Brasil com o fornecimento de 75 unidades, com mais de 60% de participação de mercado do total de 123 veículos comercializados. A Caio Induscar ficou em segundo, com 43 unidades e a Ankai, 5 veículos.

As vendas cresceram 846,1% no primeiro bimestre deste ano em relação a 2024.

De acordo com a BYD, o destaque foi o modelo BYD D9W. Com uma década de atuação no Brasil, a BYD já entregou mais de 300 ônibus elétricos no país, sendo que um dos mais recentes lotes, com 60 unidades, foi destinado à cidade de São Paulo em janeiro. A fábrica de Campinas (SP), inaugurada em 2015, é um dos principais polos da empresa na América Latina, com capacidade para produzir centenas de chassis de ônibus elétricos por ano para o mercado interno.

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