Crédito Divulgação Volvo
17/09/2024
O mercado peruano completou o mês de agosto com a venda de 1.441 veículos comerciais pesados, com queda de 8,8% em relação às 1.628 unidades vendidas no mesmo mês de 2023. Segundo a AAP (associação Automotriz do Peru), foram 1.260 caminhões e 221 ônibus e miniônibus.
Por segmento, em agosto, caminhões caiu 11,3% em comparação com o mesmo mês de 2023, quando foi registrado o melhor resultado dos últimos cinco anos, 1.260 unidades contra 1.420 veículos. Em ônibus houve crescimento de 6.3%, com 221 unidades, em comparação com os 208 veículos de agosto do ano passado.
Apesar dessa queda em agosto, no acumulado do ano, o mercado peruano alcançou crescimento de 4,1%, com 11.827 unidades comercializadas, contra 11.362 no mesmo período do ano anterior. Foram 10.015 caminhões no período de janeiro a agosto de 2024, com expansão de 1,9% em relação a igual período de 2023, e 1.812 ônibus e miniônibus, com elevação de 18,3% em relação às 1.531 unidades de janeiro a agosto de 2023.
O gerente de assuntos econômicos da AAP (Associação Automotriz do Peru), Alberto Morisaki, declarou que a venda dos referidos veículos é explicada principalmente pelo bom desempenho dos caminhões mais pesados, devido à recuperação de setores econômicos que foram duramente atingidos em 2023, como a pesca, agricultura, construção e obras públicas, além da mineração.
Da mesma forma, a venda de micro-ônibus e ônibus em agosto alcançou significativo crescimento e a recuperação das vendas é explicada pela aceleração das atividades econômicas, como o transporte de pessoas e o turismo.