Crédito Divulgação Internet
06/03/2023
Os dois primeiros meses de 2023 começaram com a mesma tendência apresentada no final do ano passado, de estabilização nas vendas de caminhões e de retomada forte nas vendas de veículos para o transporte de pessoas. Esse resultado foi bem latente em alguns dos principais mercados, como Brasil e Argentina que, apesar de registraram queda na comercialização de veículos em fevereiro, mantiveram ligeiro crescimento no bimestre. Na Colômbia e no Peru, os mercados de caminhões tiveram melhor desempenho e cresceram, 13,9% e 5,1%, respectivamente.
No segmento de ônibus, todos os países, com exceção da Colômbia, apresentaram elevação das vendas nos dois meses deste ano. No Brasil, o crescimento foi de 78,46%, com 4.440 unidades contra 2.488 unidades no mesmo período de 2022. No Chile, a renovação do Red Movilidad, sistema de transporte urbano da capital Santiago, fez com que o mercado registrasse alta de 239,4%, com 807 unidades sobre os 236 veículos do mesmo período do ano anterior.
A exceção foi a Colômbia, onde ocorreu o contrário, com a queda na venda de ônibus. Isso se deu em razão de, no ano passado, o país ter introduzido mais de 1.000 ônibus 100% elétricos para o transporte coletivo urbano, o que não se manteve neste primeiro bimestre.