Crédito Divulgação Mercedes-Benz
15/12/2024
A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lança no país a nova van elétrica eSprinter, pioneira do segmento eletrificado no mercado internacional. Desde a segunda quinzena de dezembro, os clientes brasileiros poderão adquirir o veículo que apresenta a maior autonomia do segmento, com 478km, e será comercializado inicialmente nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado, com PBT de 3,5 e 4,25 toneladas.
Oo modelo apresenta uma série de inovações técnicas que proporcionam uma condução ainda mais confortável e segura, além de tornar a utilização comercial mais sustentável. A linha conta com duas opções de bateria (81kWh e 113kWh) para oferecer a melhor relação entre autonomia e capacidade de carga aos clientes brasileiros. Assim como no portfólio a combustão, a eSprinter terá o maior portfólio da categoria com versões elétricas em diferentes opções de tonelagem e entre eixos.
“O lançamento da Sprinter elétrica no Brasil representa um marco muito importante para a marca, pois reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação no país. Este é um passo fundamental para atender à crescente demanda por soluções de transporte mais eficientes e ecológicas. Além disso, o produto está alinhado com as necessidades de um mercado que está cada vez mais consciente da importância da redução de emissões e de operações eficientes. Com a chegada da eSprinter, além de ampliarmos ainda mais a nossa oferta de veículos, oferecemos uma alternativa sustentável para os nossos clientes e colaboramos para um futuro com menos emissões”, afirma Ronald Koning, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
Solução integrada de carregamento
Pensando em uma experiência completa na aquisição do produto, a Mercedes-Benz se preocupou em estabelecer uma parceria com a WEG, empresa multinacional brasileira fabricante de equipamentos elétricos e eletrônicos com um portfólio amplo de soluções para recarga veicular. Dessa forma, a marca fornece os equipamentos necessários e orientações sobre a melhor estratégia de recarga para cada negócio. A aquisição do equipamento é opcional, tendo em vista que existem clientes que já possuem uma estrutura de recarga.
Como todas as vans elétricas da Mercedes-Benz, a nova eSprinter é capaz de carregar tanto com corrente alternada (AC) quanto com corrente contínua (DC). O carregador a bordo, que converte a corrente no veículo quando a recarga é feita com corrente alternada, como em uma wallbox, tem uma potência máxima de 11 kW. Para minimizar o tempo de recarga para os clientes, o veículo pode ser carregado com até 50 kW em estações de carregamento rápido. Para os clientes, a recarga rápida de 10 a 80% da capacidade leva cerca de 93 minutos para a bateria de 113 kWh.
A nova eSprinter é altamente versátil e possibilita que os clientes optem por uma maior autonomia ou capacidade de carga, devido a uma ampla gama de versões disponíveis. Equipada com a maior bateria disponível no mercado, a autonomia é de até 478 quilômetros, com base na metodologia de testes europeia WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure) que avalia e certifica a eficiência energética e as emissões de gases de escape de veículos para o continente. Dessa forma, o alcance certificado torna o veículo ideal tanto para o uso urbano diário quanto para distâncias mais longas.
A tecnologia de lítio-ferro-fosfato (LFP) elimina o uso de cobalto ou níquel, sendo ideal para veículos comerciais leves devido à sua alta durabilidade. Com capacidade de carga de até 14 metros cúbicos e peso bruto total permitido de até 4,25 toneladas, a eSprinter com tração traseira é tão versátil quanto sua versão com motor à combustão.
Layout modular para máxima versatilidade
A nova eSprinter tem como base um novo conceito composto por três módulos, facilitando a adaptação da plataforma a uma infinidade de variantes de veículos. O módulo frontal contém todos os componentes de alta voltagem e pode ser combinado com todas as versões, independentemente da distância entre eixos e do tamanho da bateria.
A bateria de alta voltagem integrada está localizada no módulo central, protegida por um robusto invólucro no assoalho do veículo. Essa localização resulta em um centro de gravidade baixo e influencia positivamente o comportamento do veículo. Além disso, o módulo traseiro abriga o motor elétrico compacto e potente, que aciona diretamente o eixo traseiro.
Trem de força elétrico
Os principais componentes do trem de força elétrico da nova eSprinter incluem duas inovações: o motor eficiente e o eixo traseiro elétrico. Ambos são instalados pela primeira vez em uma van elétrica da Mercedes-Benz.
O motor síncrono de ímã permanente (PSM), que pesa cerca de 130 kg, é caracterizado por alta eficiência e gestão térmica otimizada. O motor está disponível com a potência de 150 kW máxima e entrega um torque de até 400 Nm. Para o cliente, a combinação do motor eficiente e do eixo traseiro elétrico traz vantagens em relação às conversões e soluções de carrocerias, comprimentos de veículo (5.392mm e 6.697mm), peso bruto máximo (até 4,25 toneladas) e capacidade para rebocar até 1,5 toneladas.
Sistemas de assistência e segurança inteligentes
O Assistente Ativo de Frenagem (ABA) presente em toda a linha Sprinter é um dos diversos sistemas de assistência oferecidos pela marca. O item fornece apoio de frenagem em situações de emergência. Outras funcionalidades incluem o Alerta de Ponto Cego e o Alerta de Fadiga.
Diversos recursos para maior eficiência
A alta tecnologia não se aplica apenas aos sistemas de segurança, uma vez que três modos de condução diferentes permitem personalizar o desempenho e o consumo de energia da eSprinter. O modo “Comfort” oferece toda a potência e torque disponíveis, enquanto o modo “Economic” limita a potência do motor para maior eficiência e o modo “Maximum Range” reduz ainda mais a potência do motor, limitando o uso de funcionalidades como o controle de clima para otimizar ao máximo a autonomia.
A frenagem regenerativa, que converte a energia cinética em energia elétrica, também contribui para maximizar a autonomia. Existem quatro níveis manuais de recuperação selecionáveis (D-, D, D+, D++), controlando a incidência do modo gerador por parte do eixo propulsor. Tal ativação faz com que a inércia do veículo carregue as baterias, aumentando a autonomia e reduzindo consideravelmente o uso dos freios nos níveis mais intensos.
A Mercedes-Benz eSprinter está disponível no mercado brasileiro nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado de 3.5 e 4,25 toneladas com preço público sugerido a partir de R$ 482.900,00.