BRASIL

Mercedes-Benz do Brasil e Marcopolo exportam 405 ônibus para serviço de fretamento de mineração no Chile

Crédito Divulgação Internet

06/04/2022

A Mercedes-Benz do Brasil e Marcopolo anunciaram a exportação de 405 ônibus para transporte de funcionários de mineradoras no Chile. Vários operadores que prestam o serviço de fretamento adquiriram novos ônibus e micro-ônibus para renovação de suas frotas. São 328 ônibus rodoviários com chassis Mercedes-Benz do modelo O 500 RS 1941, com duas opções de motorização, e 360 cv de potência, e 77 micro-ônibus Marcopolo Senior 100% elétricos. Do total de ônibus rodoviários, 223 unidades são com carrocerias Marcopolo Viaggio, 900 carrocerias e 105 com carrocerias Irizar e Carbuss.

As negociações com as operadoras chilenas foram realizadas em parceria com o Grupo Kaufmann, representante da Mercedes-Benz, e a Epysa, representante da Marcopolo no Chile. Os primeiros ônibus novos começaram a ser entregues em janeiro deste ano, com destino à região centro do país. Os ônibus são usados ​​para transportar os funcionários entre suas residências e as unidades de mineração onde trabalham.

“A maioria dos veículos envolvidos nesta venda tem o mais inovador tratamento anticorrosivo de chassis de ônibus desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil, que se destaca como solução de resistência e durabilidade em operações severas de mineração”, afirma Jens Burger, gerente-geral de Centro Regional Daimler América Latina. “Todos esses chassis de ônibus também recebem pneus de uso misto, tanto na estrada quanto em estradas não pavimentadas, e um generoso pacote de itens de segurança.”

“Esse novo negócio demonstra a força da marca Marcopolo no Chile e em outros importantes países da América Latina. No ano passado, participamos de uma licitação da Mineradora Codelco, conquistamos a preferência das operadoras Link e Ônibus JM, e forneceremos 80% do volume total licitado, incluindo o inédito modelo Senior com chassi eletrificado”, destaca André Vidal Armaganijan, diretor de Operações Internacionais e Comerciais ME.

Atendendo às necessidades dos clientes, a Mercedes-Benz e a Marcopolo desenvolveram processos inovadores no mercado para tratamento anticorrosivo de chassis e carrocerias de ônibus, ampliando ainda mais o padrão de qualidade e resistência dos produtos.

Segundo a Mercedes-Benz, essa proteção especial aplicada ao chassi é indicada para veículos fretados que transportam funcionários e transitam em ambientes de operações severas, com alto grau de salinidade, altos índices de umidade, baixas temperaturas e calor intenso, o que ocorre, por exemplo, na mineração. Ou seja, os chassis da marca saem de fábrica ainda mais protegidos contra corrosão e outros impactos decorrentes de condições extremas de aplicação do veículo. Isso requer menos manutenção da estrutura do chassi e maior vida útil do barramento.

Devido às características das estradas cobertas de neve por um longo período do ano, a Marcopolo desenvolveu os veículos com a estrutura inferior da carroceria em aço inox, com altíssima resistência à corrosão, e revestimento inferior da carroceria também em aço inoxidável, a mais alta proteção anticorrosiva já aplicado pela fabricante caxiense.

Para maior conforto, todos os 223 ônibus Marcopolo Viaggo 900 contam com sistema de ar-condicionado Valeo CC300S, com condensador instalado no porta-malas, instalação de pré-aquecedor para aquecimento de água e ar pressurizado no porta-malas para evitar a entrada de poeira, além de painel indicador de banco que não possui cinto de segurança afivelado, sensor de estacionamento, luzes auxiliares de ré em LED.

Entre os itens de segurança dos ônibus rodoviários com chassis Mercedes-Benz O 500 RS destacam-se: ABS (sistema antibloqueio), limitador de velocidade, ACC (controle de cruzeiro adaptativo), ASR (sistema de controle de tração), Hill Holder (Hill assistente de partida), ESP (controle eletrônico de estabilidade), LDWS (sistema de alerta de pista), EBS (sistema eletrônico de freio) e suspensão com sistema anti-tombamento.

Senior elétrico

Do total de 405 veículos, 77 são do modelo Marcopolo Senior para fretamento – com chassi eletrificado pela empresa Reborn – dos quais 20 já foram entregues à Renta Bus (Link). Os micro-ônibus possuem coberturas laterais externas em fibra de vidro e estrutura inferior em aço inoxidável para atender às necessidades dos clientes e elevar ainda mais o padrão de qualidade e resistência. Com capacidade para 24 passageiros sentados em Executive 940, são equipados com sistema de ar-condicionado split Valeo CC175 com condensador na traseira – desenvolvimento inédito para a linha Senior e feito especialmente para a Renta Bus (Link), cliente que 95% da sua frota com modelos Marcopolo. As unidades também contam com cortinas, itinerário eletrônico, porta-malas para armazenamento de baterias, porta-copos, porta-pacotes, aquecimento e cintos de segurança de três pontos.

Reborn Electric Motors

A Reborn Electric Motors é uma empresa de engenharia chilena criada em 2016 por um grupo de engenheiros elétricos e mecânicos com experiência internacional em design de veículos elétricos para ser fornecedor uma alternativa de mobilidade elétrica para o transporte público de Santiago. Com sede em Rancagua, a empresa é especializada no retrofit de ônibus, substituindo a motorização convencional diesel pela elétrica.

Em 2019, a Reborn fez a entrega dos primeiros ônibus elétricos para a mina de El Teniente, Chile, a maior mina subterrânea de cobre do mundo, para a operadora Renta Bus Link Service, com mais de 40 anos de experiência no transporte dos trabalhadores das minas.

No ano passado, foram criados a Reborn Electric Factory e o Centro de P&D para Transporte de Hidrogênio Verde e, neste ano, a empresa desenvolveu a primeira bancada de teste de célula a combustível de hidrogênio para operações de mineração.

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