A Solaris Bus & Coach, de Bolechowo, Polônia, venceu licitação para fornecer 250 ônibus Solaris Urbino 12 movidos a GNV (Gás Natural Veicular) para a cidade de Madrid.
As entregas para a operadora de transporte EMT devem começar no final do ano e serão concluídas em 2023.
Este é o primeiro contrato conquistado pela Solaris na capital espanhola. A Empresa Municipal de Transportes de Madrid (EMT) é a maior operadora de transporte público da Espanha e a segunda na Europa.
A operadora planeja ter, a partir de 2023, apenas veículos elétricos, híbridos e movidos a GNV nas ruas de Madrid e lançou nova licitação para adquirir 520 ônibus movidos a GNV de 12 metros para substituir os a diesel atualmente em operação.
O valor do contrato para os 250 ônibus Solaris Urbino é de EU 3.375.000. Os ônibus serão entregues entre 2021 e 2023, sendo 91 unidades até o final deste ano. Os veículos possuem motor de 239kW de potência adaptado para usar CNG, com transmissão automática, para garantir mais conforto para motoristas e passageiros e cinco tanques para armazenamento de GNV com capacidade total de 1.575 litros, montados no teto do veículo, que proporcionarão autonomia de cerca de 400 km em uma única recarga.