Crédito Divulgação Internet
02/02/2022
O Grupo Irizar, fabricante de ônibus e carrocerias com sede em Ormaiztegi, Espanha, apresentou o seu primeiro caminhão totalmente elétrico e ingressou no segmento. Com um degrau de acesso de apenas 370 mm, o Irizar ‘ie truck’ é considerado o caminhão com entrada mais baixa do mercado.
O Irizar ‘ie truck’ está disponível em duas opções: 4×2, com motor de 160 kW, e 6×3, com motor de 240 kW. Cada um é equipado com uma bateria de 340 kWh, proporcionando autonomia de 250 quilômetros, juntamente com a opção de extensor a gás natural comprimido.
O Grupo Irizar é composto por várias empresas subsidiárias com diferentes especialidades, e cada uma delas contribuiu para o desenvolvimento do caminhão. O modelo é projetado e construído por sua empresa especializada em desenvolvimento e produção de eletrificação, Irizar e-mobility, com sede em Aduna, Espanha. O motor elétrico de ímã permanente foi projetado pela Alconza de Berango, Espanha, fabricante de motores e geradores principalmente para aplicações marítimas, enquanto a unidade de controle eletrônico foi desenvolvida pela Jema Energy, produtora de sistemas de conversão de energia em Lasarte-Oria, Espanha. O motor pode gerar potência máxima de 350 kW, com torque máximo variando entre 2.500 Nm e 4.400 Nm. Outras contribuições das subsidiárias da Irizar incluem o sistema de telemática da Datik; as portas da cabine da Masats; e os sistemas de gerenciamento térmico de HVAC e bateria, ambos da Hispacold. As baterias NMC (lítio níquel manganês óxido de cobalto) foram desenvolvidas internamente.
O caminhão ie é projetado para aplicações urbanas, como coleta de resíduos, transporte de mercadorias, varrição de ruas e construção. Tem uma distância entre eixos curta, e eixos, suspensão e direção projetados sob medida para reduzir o raio de giro. A Irizar destaca as inúmeras características de segurança: além do piso rebaixado, o banco do motorista é rebaixado e o para-brisa e as janelas laterais são muito mais largos do que nos caminhões convencionais, para proporcionar maior visibilidade. A porta da cabine gira para dentro, evitando a necessidade de se abrir para a rua. O caminhão também inclui recursos ADAS, como detecção de mudança de faixa, assistência de frenagem de emergência e assistência automática de partida / chegada, enquanto espelhos de câmera e alertas de motorista estão disponíveis como opções.
A Irizar afirma que o consumo de energia do caminhão ie, que é zero emissão no escapamento sem extensor de autonomia, é 75% menor do que em um caminhão diesel convencional. A Irizar também destaca os benefícios do menor custo operacional total, menor ruído e manutenção mais fácil para o caminhão, ou seja, um espaço para acesso aos componentes atrás dos assentos da cabine elimina a necessidade de inclinar toda a cabine para a frente para manutenção.
História do caminhão ie
O projeto do caminhão começou em 2015, com os primeiros protótipos construídos em 2018 e posteriormente testados. O trem de força foi testado pelo INSIA, ou Instituto Universitário de Pesquisa Automobilística da Universidade Técnica de Madri, que possui um local de 3.000 m2 composto por laboratórios de pesquisa e instalações de teste. O caminhão em si também passou por rigorosos testes de fadiga em estrada pela Applus IDIADA de Barcelona, Espanha.
O projeto foi desencadeado por uma colaboração com a Fomento de Construcciones y Contratas SA (“FCC”), uma empresa de construção com sede em Barcelona, Espanha, que queria um caminhão de lixo elétrico a bateria com cabine de piso baixo. A Irizar construiu o primeiro protótipo 6×2 com extensor de autonomia em conjunto com a Terberg RosRoca Group Ltd de Warwick, Reino Unido. O segundo foi um caminhão de carregamento lateral com uma distância entre eixos mais longa, que a Irizar construiu em colaboração com a Osborne Motor Bodies de Bassendean, Austrália Ocidental. As primeiras aplicações de teste de campo foram na coleta de resíduos, empregando tomadas de força eletrificadas; os protótipos, equipados com carregadeiras e compactadores, realizavam turnos simples e duplos entre 8 e 16 horas.
A FCC será o principal cliente do caminhão, tendo já feito pedidos de cinco veículos puramente elétricos e cinco híbridos (ou seja, com extensores de alcance) para serem utilizados em Barcelona. A Irizar projeta vendas de 100 veículos nos próximos três ou quatro anos. No entanto, a empresa planeja lançar uma opção de volante à direita e desenvolver um extensor de autonomia movido a hidrogênio.