Crédito Divulgação Internet
28/06/2023
O Grupo Brasileiro, com sede em Itabuna, no Sul da Bahia, que há 44 anos atua no transporte de passageiros, adquiriu 20 unidades do chassi Mercedes-Benz O 500 Euro 5 com pacote segurança dos modelos RS 4×2 e RSD 6×2, em razão do alto padrão de tecnologias de segurança ativa disponíveis para os ônibus rodoviários da marca. Os veículos, com carroceria Marcopolo, serão incorporados às frotas das empresas Rota (Itabuna), Cidade Sol (Salvador) e Expresso Brasileiro (Eunápolis).
No total, foram 54 novos ônibus para renovação de frota, comercializados pela Itadil, concessionário Mercedes-Benz de Itabuna. Todas as unidades, em fase final de entrega, receberam carroçaria Paradiso G8 da Marcopolo, entre versões leito, semileito e executivo, entre elas duas Double Deck.
Além das 54 unidades Euro 5, o cliente também já encomendou 27 ônibus Mercedes-Benz Euro 6. São 20 unidades do chassi O 500 RSD 6×2, duas do O 500 RSDD 8×2 e mais 5 micro-ônibus LO 916.
“As tecnologias de segurança ativa da Mercedes-Benz, como o sistema de frenagem de emergência ABA5, o assistente de ponto cego e o controle inteligente de farol alto, foram desenvolvidas para ônibus. Dessa forma, os chassis Mercedes-Benz estão cada vez mais preparados para oferecer conforto e segurança para nossos passageiros e motoristas. Além disso, a melhoria contínua faz parte da política de qualidade das nossas empresas”, afirma Carlos Antonio Sabino, assessor técnico do Grupo Brasileiro. “Juntamente com o sistema de telemetria que utilizamos em nossa frota, alcançamos mais segurança e menor custo de manutenção”.
Grupo Brasileiro valoriza as parcerias
Além das três empresas de transporte rodoviário e também de serviços de encomendas, o Grupo Brasileiro atua no transporte urbano com a Viametro em Ilhéus (BA) e com a Cidade Real em Petrópolis (RJ). Com uma frota total de aproximadamente 1.000 ônibus, a empresa familiar tem como diretor executivo Paulo Carletto, seguido do diretor Leleu Carletto.
De acordo com Paulo Carletto, o Grupo Brasileiro faz o investimento de renovação da frota para surpreender sempre a expectativa dos clientes e garantir o compromisso mantido com as agências reguladoras do setor. “Crescemos com a marca Mercedes-Benz e valorizamos as parcerias que são importantes para nós, entre elas também estão a Itadil, o Banco Mercedes-Benz e a Marcopolo”, destaca o cliente.
Pacote de segurança com 21 itens de avançadas tecnologias
A linha Mercedes-Benz O 500 de chassis de ônibus rodoviários inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias e para operações de fretamento e turismo. A oferta inclui versões de tração 4×2, 6×2 e 8×2, tanto para carroçarias convencionais, como para High Decker e Double Decker.
O pacote de avançadas tecnologias dos ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 ganhou 10 novos recursos na linha 2023:
• ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta ciclistas e pedestres em movimento.
• SGA, assistente de ponto cego, que alerta o motorista quanto à presença de obstáculos do lado direito do veículo.
• IHC, controle inteligente de farol alto, o qual garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via.
• Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas.
• Sistema auxiliar de freio Intarder, Retarder de última geração.
• Freio de estacionamento com comando eletrônico.
• ESS, sinalização de parada de emergência.
• Aviso de atar cinto de segurança para o motorista.
• Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada.
• Preparação para inibidor de partida.
11 itens de segurança já disponíveis para O 500 rodoviários:
• ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.
• LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.
• TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
• Piloto automático de velocidade.
• Sistema de auxílio em rampa.
• Top-Brake – sistema auxiliar de freio.
• Sistema anti-tombamento.
• EBS – sistema eletrônico de freios.
• ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
• ESP – controle eletrônico de estabilidade.
• Freio a disco ou tambor.