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O mercado colombiano fechou o primeiro quadrimestre de 2022 mantendo a sequência de crescimento em todas as categorias de veículos comerciais, com 11.360 unidades comercializadas e elevação de 19,9% sobre as 9.502 unidades do mesmo período do ano passado. Segundo o presidente da Andemos (Associação Nacional de Mobilidade Sustentável), Oliverio Garcia, é forte o nível de confiança entre os empresários do setor automotivo do país e que a previsão de melhores condições econômicas deve continuar estimulando as vendas.
Todos os segmentos de veículos comerciais registraram evolução em vendas. Os caminhões com capacidade até 10,5 toneladas encerraram os primeiros quatro meses do ano como total de 8.117 unidades vendidas, com crescimento de 11,8% sobre os 7.258 veículos faturados no mesmo período do ano passado.
Os caminhões com capacidade de carga acima de 10,5 toneladas, os tractocaminhões (cavalos mecânicos) atingiram 2.278 unidades, com evolução correspondente a 24,6% em relação às 1.828 unidades vendidas em igual período de 2021.
O segmento de veículos para o transporte de passageiros foi o que apresentou o maior crescimento, 140,6%, com 1.001 unidades vendidas contra 416, no mesmo período de 2021.
No mês de abril, as vendas de veículos comerciais cresceram 6%, com 2.806 unidades contra 2.646 unidades no mesmo mês do ano passado. O segmento de tractocaminhões, com peso bruto total superior a 10,5 toneladas atingiu vendas de 635 unidades, 29,6% acima das 490 unidades em igual período de 2021. Os veículos para o transporte de passageiros somaram 143 unidades, 138,3% superior às 60 unidades vendidas nos primeiros quatro meses do ano anterior.
Somente o segmento de caminhões com capacidade de carga abaixo de 10,5 toneladas registrou resultado negativo, com o total de 2.028 veículos, 3,2% inferior que as 2.096 unidades comercializadas.
O presidente da Andemos, Oliverio Garcia, realçou que as tecnologias eléctricas e híbridas continuam sendo as estrelas do mercado durante este ano, com o total de 144 unidades novas em abril e vendas acumuladas durante o quadrimestre de 782 veículos.
No segmento de transporte de passageiros, do total acumulado de 1.001 ônibus vendidos durante o quadrimestre, 578 unidades foram de veículos elétricos. Em caminhões foram 204 unidades, sendo 203 no segmento até 10,5 t de PBT e uma unidade no acima de 10,5t. A chinesa BYD forneceu 572 ônibus elétricos e liderou o mercado entre as marcas.
Vendas de janeiro a abril
Caminhões até 10,5 toneladas
Marca 2021 2022 %
1 – Chevrolet 1.801 1.714 -5,0
2 – Foton 987 1.421 44,0
3 – JAC 818 868 6,1
4 – Nissan 1.335 502 -39,9
5 – Renault 462 729 57,8
6 – JMC 399 570 42,9
7 – Hino 386 403 9,4
8 – Ford 465 332 -28,6
9 – Volkswagen 88 295 235,2
10 – Mitsubishi 25 176 604,0
Outras marcas 488 807 65,4
7.258 8.117 11,8
Caminhões com capacidade de carga superior a 10,5 toneladas
1 – International 396 439 10,9
2 – Kenworth 357 320 -10,4
3 – Volkswagen 112 266 137,5
4 – Hino 215 259 20,5
5 – Chevrolet 226 209 – 7,5
6 – Foton 55 203 269,1
7 – Mercedes-Benz 110 160 43,5
8 – Shacman 56 109 94,6
9 – DAF 113 99 -12,4
10 – Freightliner 61 98 60,7
Outras marcas 125 116 -7,8
Total 1.828 2.278 24,6
Veículos para transporte de passageiros
1 – BYD 92 572 521,7
2 – Chevrolet 114 159 39,5
3 – Hino 77 63 -18,3
4 – Mercedes-Benz 42 60 42,9
5 – Renault 63 51 -19,0
6 – Scania 4 28 600,0
7 – Yutong 1 19 1.800,0
8 – Iveco 10 –
9 – Mitsubishi Fuso 5 9 80,0
10 – Golden Dragon 4 9 125,0
Outras marcas 14 21 66,7 Total 416 1.001 140,0