Crédito Divulgação Eaton
Valinhos, Estado de São Paulo – A Divisão de Transmissões da Eaton, empresa pioneira no desenvolvimento e na aplicação de transmissão automatizada para caminhões de coleta de resíduos no mundo, é a fornecedora do câmbio e da embreagem desenvolvidas para o Tector Auto-Shift Coletor, lançado pela Iveco neste mês de setembro.
O conjunto formado pela transmissão UltraShift Plus MHD, de dez velocidades, e a embreagem 395 mm com revestimento exclusivo, foi desenvolvido no Brasil com a avançada tecnologia global e customizado pelo centro de pesquisa e desenvolvimento da Eaton para aplicação exclusiva de coleta de resíduos. A Eaton informou que essa decisão garantiu a robustez necessária para que o veículo execute a severa missão para a qual foi projetado.
A transmissão automatizada foi adotada para resistir a elevada troca de marchas e paradas constantes que a operação de coleta e limpeza urbana exigem. Para essa operação, a transmissão automatizada recebeu reforços mecânicos extras, engrenagens mais resistentes e software específico para a aplicação.
De acordo com informações da engenharia da Eaton, a transmissão dispõe de sistema de automação que permite redução de até 20% no consumo de combustível e baixa manutenção.
Outro benefício é o fato de em comparação com a transmissão manual, a transmissão tem controle automatizado de marchas por sistema eletrônico e proporciona melhor custo-operacional por não apresentar o desgaste comum das caixas manuais que necessitam de sincronizador.