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18/09/2024
A Daimler Buses fará o lançamento mundial do Mercedes-Benz eCitaro K, a versão curta de 10,63 metros do consagrado ônibus elétrico eCitaro, na IAA Transportation 2024. O ponto forte do eCitaro K é sua capacidade de percorrer vias estreitas em subúrbios e cidades antigas, operando com um número limitado de passageiros.
A Daimler Buses também leva para o evento novidades e destaques dos sistemas de segurança e assistência que, mais uma vez, definem o padrão para ônibus rodoviários. Nesse sentido, irá apresentar, pela primeira vez, o novo Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach. Já o Setra MultiClass híbrido S 510 LE também será destaque no IAA. O ônibus interurbano compacto não é apenas facilmente manobrável, mas também ganha evidência pelo seu alto nível de conforto e um sistema de direção extremamente eficiente. Outra novidade na IAA é o amplo pacote de serviços da Daimler Buses para clientes de ônibus rodoviários.
Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses: “Estamos conduzindo ativamente a transformação para o transporte de passageiros localmente neutro em CO2. Com nosso novo eCitaro K, temos cinco ônibus urbanos eletrificados em nosso portfólio, o que nos permite cobrir praticamente todas as aplicações relevantes no transporte público. Além disso, oferecemos, junto com nossa subsidiária Daimler Buses Solutions GmbH, soluções para a operação de uma frota de ônibus urbanos elétricos”.
Lançamento mundial do Mercedes-Benz eCitaro K: E-mobility compacta
A Daimler Buses está expandindo a linha de modelos Mercedes-Benz eCitaro e, com o novo eCitaro K de 10,63 metros de comprimento, oferece agora uma versão curta do consagrado ônibus totalmente elétrico de piso baixo. Essa linha conta com o eCitaro de 12,14 metros de comprimento e com o eCitaro G articulado de 18,13 metros de comprimento. Com seu tamanho compacto, o eCitaro K é um ônibus para uso em serviço público com todas as qualidades de seus irmãos maiores. Com uma distância entre eixos de 4.398 milímetros, menor que o eCitaro em cerca de 1,5 metro, o eCitaro K oferece excelente manobrabilidade.
O eCitaro K está disponível com um mínimo de quatro e um máximo de seis baterias, com uma capacidade total de até 588 kWh. Na configuração máxima, o eCitaro K atinge uma autonomia superior a 300 quilômetros sob condições favoráveis durante toda a vida útil da bateria. Para rotas mais longas, o eCitaro K permite carga intermediária de energia elétrica por meio do uso de pantógrafo.
O novo eCitaro K está disponível com duas ou três portas. O layout do salão de passageiros é idêntico ao do Citaro e do eCitaro, assim os passageiros não precisam se adaptar e o motorista também não. O cockpit e o conceito operacional desse ônibus urbano correspondem aos já conhecidos no eCitaro, garantindo trocas rápidas de motorista, como de costume. Como seus irmãos mais longos, o eCitaro K também é movido pelo eixo portal elétrico ZF AVE 130 com dois motores, cada um com uma saída máxima de 125 kW. Ele também foi equipado com os mais recentes sistemas de segurança e assistência.
O Mercedes-Benz eCitaro K está disponível opcionalmente com câmeras em vez dos espelhos externos retrovisores. As vantagens do sistema MirrorCam ganham destaque: um campo de visão estendido para o motorista através das janelas e visibilidade significativamente melhor para a traseira no escuro, graças à amplificação de luz residual. Comparado com os espelhos convencionais, o MirrorCam pouco ou apenas ligeiramente se projeta além das bordas do veículo. Isso significa manobras ainda mais fáceis e menos danos.
Novo chassi de ônibus articulado elétrico “eO500UA” para a América Latina
A Daimler Buses adicionará uma variante articulada ao seu portfólio elétrico para o mercado latino-americano. O chassi de ônibus articulado a bateria eO500UA de 18 metros de comprimento se juntará ao modelo eO500U, que está disponível desde 2022. O novo chassi oferecerá capacidade para até 120 passageiros, bem como autonomia de cerca de 250 quilômetros. O início da produção em série está planejado para 2026. Para efeito de comparação, o eO500U tem até 13,2 metros de comprimento, oferece capacidade para até 86 passageiros e também tem autonomia de até 250 quilômetros. Em linha com a atual versão, o novo chassi de ônibus articulado está sendo desenvolvido diretamente no Brasil, especialmente projetado para cidades latino-americanas e produzido na unidade da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, estado de São Paulo.
Novos sistemas de segurança e assistência em ônibus da Daimler Buses
Desde julho de 2024, o “Regulamento Geral de Segurança” (GSR-B) atualizado da União Europeia é obrigatório para todos os ônibus recém-registrados. Os atuais sistemas de segurança e assistência das marcas Mercedes-Benz e Setra não só atendem a aos requisitos do GSR, como algumas funções vão além do nível exigido. Eles formam o novo padrão em todas as variantes de veículos e representam mais valor agregado para os ônibus urbanos, interurbanos e rodoviários da Mercedes-Benz e da Setra.
Um bom exemplo de ir além da simples conformidade com o GSR é o Active Brake Assist 6 (ABA 6). O sistema é capaz de atuar ao identificar pedestres e ciclistas até uma velocidade de 60 km/h – para o ABA 5, isso já ocorria a 50 km/h. O sistema de segurança ABA 6 é capaz de reagir a ciclistas e pessoas que estão atravessando a rua, se aproximando do ônibus ou caminhando na faixa do veículo, utilizando para isso a frenagem automática de emergência. O reconhecimento das marcações da via permite o mapeamento ideal de objetos e, assim, pode reduzir alarmes falsos. Mesmo em curvas típicas de rodovias com um raio de aproximadamente 260 metros, o sistema consegue reagir de forma confiável aos veículos da frente, bem como aos obstáculos parados. A prevenção de acidentes é possível em velocidades de até 90 km/h e até 70 km/h em curvas com um raio de aproximadamente 260 metros ou mais. Em condições ideais, a gravidade de um acidente pode ser significativamente reduzida em velocidades mais altas.
O Sideguard Assist 2 agora monitora não apenas o lado do passageiro da frente, mas também o lado do motorista e, portanto, vai além do nível exigido pelo GSR. Para garantir uma ampla visão frontal e lateral, uma combinação de cinco sensores de radar de curto e longo alcance e uma câmera são usados para o Sideguard Assist 2 e o novo Frontguard Assist. Em velocidades acima de 40 km/h, o Sideguard Assist 2 também assume o papel de assistente de mudança de faixa.
Para evitar acidentes ao arrancar, como, por exemplo, em semáforos ou pontos de ônibus, o novo Frontguard Assist da Daimler Buses se revela uma funcionalidade muito útil. O sistema detecta e avisa sobre potenciais colisões com usuários desprotegidos da via nas imediações da frente do veículo.
O assistente de velocidade inteligente Traffic Sign Assist compara a velocidade atual do veículo com a velocidade permitida e avisa o motorista se esta for excedida. O sistema é capaz de lidar com as diferentes sinalizações em toda a Europa. O Traffic Sign Assist pode, portanto, reduzir o risco de acidentes causados por excesso de velocidade e desatenção. Ele também reduz o risco de multas por excesso de velocidade.
O sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPM) agora também faz parte do equipamento padrão em todos os modelos de ônibus da Daimler Buses. O TPM evita danos aos pneus exibindo qualquer perda de pressão. Definir a pressão correta dos pneus também diminui o desgaste e o consumo de combustível. Além disso, o TPM também monitora a temperatura dos pneus e avisa o motorista se for detectado superaquecimento.
O equipamento padrão também inclui o Attention Assist (AtAs), bem como uma interface para o uso de testadores de álcool no local de trabalho do motorista. O mesmo se aplica à câmera de ré anteriormente opcional.