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20/03/2024
A Daimler Buses estabeleceu metas ambiciosas para o futuro. A empresa já é líder em seus mercados principais globais e quer expandir ainda mais essa posição até 2030. Além disso, a fabricante de ônibus do Grupo Daimler Truck quer obter um retorno ajustado sobre vendas de 9% até o final desta década, entendendo que condições favoráveis de mercado venham a ocorrer. Aliás, a Daimler Buses planeja atingir 8% já em 2025. Os planos são para que a empresa se torne mais lucrativa ainda, mesmo em condições aquém das ideais.
Juntamente com a expansão consistente de seu portfólio de ônibus elétricos, a Daimler Buses planeja alinhar ainda mais sua oferta de serviços às novas necessidades dos clientes. Além disso, pretende impulsionar a digitalização de produtos e processos a fim de criar maior valor agregado aos clientes e aumentar a eficiência da empresa. A implementação de todas as medidas será feita de forma coordenada, contribuindo para uma estratégia holística orientada ao cliente.
De acordo com Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses, a transformação da indústria está em pleno andamento e a demanda por meios de transporte ecológicos aumenta continuamente. “Podemos tornar o mundo mais sustentável com nossos ônibus livres de emissões de CO2 e assim dar uma significativa contribuição para mitigar efeitos das mudanças climáticas. Estamos firmemente convencidos de que esta é a ‘década do ônibus’. Pretendemos fazer o melhor possível para aproveitar ao máximo as oportunidades que se abrem e, a partir de uma posição forte, deixar nossa marca na transformação com produtos e serviços inigualáveis.”
Espera-se um crescimento do tráfego de ônibus, o que demanda cada vez mais foco em veículos neutros de CO2. As viagens de ônibus devem aumentar de forma importante no mundo todo nos próximos anos. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por exemplo, avalia que a demanda de mobilidade por ônibus vai aumentar cerca de 10% na Europa e na América Latina, entre 2019 (ou seja, antes da pandemia de Covid-19) e 2030.
O maior impulsionador dessa tendência deverá ser o transporte coletivo urbano. Nesse contexto, o foco continuará a mudar significativamente para ônibus livres de emissões locais de CO2. A União Europeia, por exemplo, estabeleceu especificações correspondentes no início de 2024: no mínimo 90% de todas as compras de ônibus urbanos novos por frotistas devem consistir de veículos livres de emissões locais de CO2, a partir de 2030. Também a partir de 2030, os planos são de que os ônibus rodoviários passem a emitir 45% menos CO2.
A Daimler Buses busca consistentemente um roteiro claro em todos os segmentos para a eletrificação. Ônibus urbanos movidos a baterias já são produzidos em série desde 2018. Ônibus elétricos intermunicipais deverão seguir essa tendência a partir de meados desta década até 2030. Ela também pretende gerar uma significativa contribuição para a rentabilidade da empresa por meio do desenvolvimento do produto. Para esta finalidade, os planos futuros preveem que os ônibus compartilhem cada vez mais a transmissão elétrica, componentes e tecnologias, sempre que possível, com caminhões elétricos do Grupo Daimler Truck. A Daimler Buses anunciará mais novidades sobre sua estratégia de eletrificação nos seus “eMobility Days” no final do ano.
A Daimler Buses defendeu a liderança nos seus principais mercados da Europa e na América Latina em 2023. A empresa vendeu cerca de 26.200 unidades em todo o mundo e, portanto, está significativamente acima do nível do ano anterior, com 9% a mais. O aumento nas vendas unitárias deveu-se principalmente a uma recuperação no mercado europeu de ônibus, que levou a um aumento significativo nas vendas unitárias na Europa de 26%, para cerca de 8.000 unidades. Em 2023, a empresa gerou um retorno ajustado sobre as vendas de 4,7, o que constitui um aumento significativo em relação ao ano anterior (PY 0,4%). Um desenvolvimento positivo do mercado e uma implementação consistente de medidas de eficiência tornaram possíveis estes bons resultados.