MUNDO

Coréia do Sul registra primeira explosão de ônibus a Hidrogênio

Crédito Divulgação ao Autor

08/01/2025

Conforme matéria publicada pela Korea Times, um ônibus Hyundai Elec City, movido a célula de combustível de hidrogênio explodiu, no último dia 23 de dezembro, na cidade de Chungju, localizada na região central da Coreia do Sul. De acordo com o relatório, o incidente ocorreu quando o ônibus estava sendo reiniciado após o reabastecimento. Três pessoas ficaram feridas na explosão, que atingiu a parte traseira do veículo. As operações de todos os ônibus a hidrogênio de cidade foram interrompidas após o primeiro incidente desse tipo na Coreia

A explosão levantou preocupações de segurança sobre o tipo de combustível, que é frequentemente visto como uma fonte de energia segura e sustentável para o futuro do transporte.

Um funcionário da estação de recarga da cidade e duas outras pessoas ficaram feridas, quando o veículo estava ligando o motor após a recarga, fazendo com que a parte traseira do veículo explodisse.

Investigadores de organizações relevantes, incluindo a Korea Gas Safety Corporation (KGS), começaram a investigar o caso imediatamente, levando as autoridades da cidade a suspender as operações de todos os 18 ônibus movidos a hidrogênio.

De acordo com a KGS e especialistas do setor, esse é o primeiro incidente desse tipo na Coreia desde a introdução dos veículos comerciais movidos a célula de combustível de hidrogênio (HFCVs), há mais de 10 anos.

“Os dados mostram que essa foi a primeira explosão envolvendo um HFCV. O hidrogênio é uma fonte de energia segura, mas não impede ocorrências como esta”, disse um funcionário da KGS ao The Korea Times, no dia seguinte ao incidente, que será investigado de forma cuidadosa e minuciosa para descobrir o que exatamente o causou.

Em um HFCV, o hidrogênio é armazenado em um tanque de alta pressão e misturado com o oxigênio do ar em uma célula de combustível para gerar eletricidade, que alimenta o motor elétrico do veículo.

Com base no local onde ocorreu a explosão, os especialistas disseram que o tanque, que é instalado na parte superior ou inferior de um ônibus, provavelmente não foi o problema. “A parte é onde está localizada a pilha da célula de combustível. Mas, por enquanto, é muito cedo para afirmar qualquer coisa de forma conclusiva, já que se sabe muito pouco sobre o caso”, disse um deles.

O ônibus, do modelo Elec City, fabricado pela Hyundai Motor, começou a operar em agosto de 2022. As autoridades afirmaram que o motorista estava a caminho de uma oficina mecânica naquele dia, depois que o ícone “F” (falha) apareceu no painel em 21 de dezembro.

No Hyundai Elec City, as pilhas de células de combustível estão localizadas na parte traseira do veículo, enquanto os tanques de combustível estão posicionados no teto. O modelo usa dois conjuntos de células de combustível de 90 kW e um motor de 180 kW.

“Cooperaremos fielmente com a investigação para descobrir a causa exata do acidente”, disse a empresa em um comunicado enviado ao The Korea Times.

Esse incidente ressalta os desafios e as considerações de segurança que vêm com a adoção de novas tecnologias de energia no transporte, como visto com a adoção de carros elétricos cujas baterias de íon-lítio levantaram preocupações de segurança após grandes incidentes de incêndio nos últimos meses.

Em outubro, a frota de veículos movidos a células de combustível de Hidrogênio (HFCV) em operação na Coréia era de 36.989 unidades, contra 29.623, em 2022, e 893 em 2018, de acordo com dados do Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte. O governo pretende aumentar o número de HFCVs operando nas estradas do país para 300.000 até 2030, como parte de seus esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Especialistas do setor também expressaram preocupação com as possíveis ramificações do incidente em um momento em que a Hyundai, uma das líderes de mercado, está expandindo seus negócios de hidrogênio no exterior.

De acordo com um relatório do Wall Street Journal, há 18.300 veículos de passageiros a hidrogênio nas estradas dos EUA, sem nenhum relato de explosões ou fatalidades com esses veículos nos últimos 10 anos.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!