MUNDO

Consórcio IVECO BUS – Mobility é selecionado por Grand Reims para projeto de ônibus elétricos BRT

Crédito Divulgação Iveco

23/09/2024

Como parte de um projeto para oferecer um serviço de alto nível e zero emissão, Grand Reims vai utulizar  20 ônibus articulados elétricos de serviço de alto nível do modelo BRT GX 437 ELEC LINIUM   em duas linhas de BRT a partir do outono de 2025.

Será na Linha 1, conectando o futuro campus da NEOMA Business School / ESAD no emergente distrito de Port Colbert e a Universidade de Reims Champagne Ardenne, e Moulin de la Housse, passando pela estação central de Reims e a linha “les Sacres”, um dos principais eixos do centro da cidade em completa remodelação. E na Linha 2, que liga a estação central de Reims à cidade de Cormontreuil, passando pelo distrito de Châtillons, que será requalificado no âmbito da renovação urbana.

“Estamos muito satisfeitos com a escolha de Grand Reims, que posiciona claramente a IVECO BUS como um parceiro de referência, tanto pela relevância da nossa oferta em termos de ônibus de alto nível, como pela nossa experiência em eletromobilidade. Estamos convencidos de que os passageiros e a população apreciarão o conforto destes veículos, oferecendo um ambiente mais respeitoso e silencioso”, afirma Giorgio Zino, head de Operações Comerciais da IVECO BUS na Europa.

Os 20 ônibus elétricos BRT de 18 metros, espaçosos e confortáveis, têm uma larga capacidade de passageiros e podem acomodar até 142 pessoas. O interior moderno, com grandes superfícies de vidro e articulações translúcidas, deixa muito espaço para a luz natural. A iluminação LED colorida permite uma variação do ambiente interior. Telas de informações e portas USB estarão disponíveis para o uso dos passageiros. Os veículos terão um sistema de câmeras substituindo os tradicionais espelhos retrovisores externos.

A autonomia é garantida por baterias de alta capacidade. O conforto térmico é proporcionado por uma bomba de calor com consumo de energia reduzido, operando com CO2 sem emissões de gases de efeito estufa.

Ao optar pelo GX 437 ELEC LINIUM, Grand Reims está dando um passo à frente no enriquecimento de sua oferta de transporte com uma solução de mobilidade limpa e sustentável.

A chegada desses veículos elétricos também exige uma adaptação do pátio e dos métodos de trabalho do operador da rede de ônibus de Reims.

A instalação de uma infraestrutura de carregamento adequada é necessária e será implantada pela Mobility. A instalação incluirá 32 pontos de carregamento, correspondendo à capacidade de longo prazo do pátio de Huet para acomodar veículos elétricos. O desafio é criar uma infraestrutura de carregamento que seja fácil de usar para o operador e capaz de suportar mudanças de rede ao longo do tempo.

Durante os trabalhos, as equipes da Mobility operarão em estreita colaboração com os serviços de Grand Reims, seus escritórios de design de consultoria e a operadora da rede, para garantir a segurança no local e a continuidade do serviço de transporte.

Além da infraestrutura de carregamento, a Mobility também implantará o software de monitoramento e carregamento inteligente Cway, que permitirá ao operador de rede controlar o equipamento e otimizar o carregamento do veículo. O carregamento diário de várias dezenas de veículos elétricos requer um planejamento cuidadoso para suavizar os picos de consumo, garantindo que cada veículo seja carregado adequadamente. O cronograma de carregamento é calculado com base nos horários de serviço, características do veículo, condições climáticas e tarifas de eletricidade.

A infraestrutura de carregamento e o software de controle Cway implantado pela Mobility permitirão que o operador gerencie a carga de forma eficaz, garantindo que a rede funcione corretamente e obtenha economia de energia. Isso permitirá que a rede explore totalmente seus novos veículos elétricos GX 437 ELEC LINIUM.

Mobility

Subsidiária da Vinci Energies, a Mobility é responsável pelo estudo, gerenciamento, implementação e comissionamento de projetos de infraestrutura de transporte: •

•          Energia de tração (subestação, technicentre, etc.) •

•          Sistemas de carregamento para frotas técnicas •

•          Soluções de supervisão / Hypervision •

•          Sinalização ferroviária (trem, bonde, metrô, portos, etc.) •

•          Sistemas eletromecânicos, estradas e túneis •

•          Gestão do tráfego rodoviário

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!