Crédito Divulgação Internet
10/07/2023
Assim como os principais países da América do Sul que registraram retração nas vendas de veículos comerciais, sobretudo de caminhões, o Peru fechou o primeiro semestre deste ano com a comercialização de 8.220 unidades e queda de 11,0% sobre as 9.240 unidades vendidas no mesmo período de 2022.
Conforme dados divulgados pela AAP (Associação Automotriz do Peru), o mercado peruano completou o primeiro semestre deste ano com a venda de 7.195 unidades de caminhões e tractocaminhões (cavalos mecânicos) com retrocesso de 9,2% na comparação com o volume comercializado no mesmo período do ano passado que foi de 7.928 veículos.
No segmento para o transporte de passageiros (ônibus e miniônibus) foram registrados 1.025 veículos com queda de 21,9% em comparação com as 1.312 unidades vendidas em igual período de 2022.
O gerente de assuntos econômicos da AAP (Associação Automotriz do Peru), Alberto Morizaki, informou que o desempenho das vendas no Peru acompanha o comportamento da economia. O executivo comentou que o mercado está alinhado com as expectativas de desempenho empresarial que se mantêm em clima de dúvida, o que foi demonstrado com a contração dos investimentos no primeiro trimestre deste ano com a reduçao anual de 12% o que deverá continuar com perspectivas negativas para o final do ano. AAP
Com relação ao segmento de microônibus e ônibus, Morizaki disse que embora tenha começado a apresentar melhoras em 2022, como consequência da reativação de atividades económicas intensivas, o desempenho em 2023 tem sido pelos conflitos sociais do final de 2022 e início de 2023, assim como fatores climáticos, como o ciclone Yaku e El Niño Costero, e os problemas econômicos apresentados pelas empresas de transporte urbano.