BRASIL

ComLink investe em máquinas para produzir 225 milhões de componentes por ano

Crédito Divulgação ComLink

29/10/2024

A ComLink Equipamentos Eletrônicos, de Caxias do Sul (RS), vai ampliar a sua capacidade de produção dos atuais 30 milhões para 225 milhões de componentes por ano. A empresa importou equipamentos da Suécia, EUA e China, por intermédio de apoio do programa Inovacred da Finep, por se tratar de uma inovação de processo para o mercado brasileiro.

“É fundamental para a empresa evoluir tecnologicamente e possuir um parque fabril à altura da demanda dos clientes”, explica Sara Jane Oliveira, sócia e gerente Industrial da ComLink. Além de inovadora a linha de montagem coloca a ComLink em um patamar elevado de adequação a indústria 4.0.

Os novos equipamentos permitem grande flexibilidade de produção e a troca de produtos na linha de forma rápida e com baixo custo. “O tempo de set up da linha atual é de uma hora e meia ou mais. Com as novas máquinas, esse tempo ficará inferior a 30 minutos. Com isso, poderemos entregar em menor tempo a demanda de nossos clientes e ter custos menores para pequenos lotes”, explica.

O maquinário importado vai substituir parte dos equipamentos que operam na linha de produção. “Os equipamentos são mais modernos e permitem incluir mais tecnologia em peças menores”, comenta a executiva que completa: “assim sairemos de pich para fine fine pich”. O termo “fine fine pich” se refere a redução de tamanho dos componentes utilizado e portanto da placa eletrônica permitindo a inclusão de mais tecnologia. Dessa forma, melhora a capacidade de customização dos equipamentos fabricados pela empresa.

Lead Free

As máquinas adquiridas pela ComLink atendem a legislação RoHS (Restriction of Hazardous Substances). Trata-se de uma diretiva da União Europeia que restringe o uso de substâncias perigosas em produtos eletrônicos e elétricos. A diretiva foi criada em 2006 e entrou em vigor em 2011.

Os equipamentos comprados pela ComLink são Lead Free, ou seja, não utilizam chumbo em seu processo produtivo. “Produção ecologicamente responsável é um atributo que pesa muito aos olhos de mercados como o europeu e a escolha dessas máquinas levou em consideração a busca por oportunidades na Europa”, conclui Sara.

Sobre a ComLink

A ComLink Equipamentos Eletrônicos, está situada em Caxias do Sul (RS), e atua no mercado há 25 anos projetando e fabricando equipamentos eletrônicos e softwares para soluções integradas. A empresa atua nos segmentos de implementos rodoviários, agrícolas, de mineração, construção, máquinas industriais entre outros.

Os produtos da ComLink atendem questões de segurança, praticidade e confiabilidade para os mais diversos tipos de equipamentos como, caçambas basculantes, guindastes, cestos aéreos, dentre outros. Os equipamentos produzidos pela empresa operam com confiabilidade em ambientes agressivos, como minas de extração mineral; e sujeitos a intempéries, como as encontradas nas aplicações agrícolas e no transporte logístico rodoviário.

A empresa tem se voltado para o mercado exterior, seja fazendo exportações diretas seja equipando implementos rodoviários basculantes que são vendidos a clientes estrangeiros. Atualmente os produtos ComLink com exportação direta podem ser encontrados em operação na Albânia, Arábia Saudita, Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Espanha, Guiné, Holanda, México, Peru, Portugal, República Dominicana, Turquia, Uruguai e alguns países do continente Africano.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!