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29/10/2024
Em linha com a maioria dos mercados latino-americanos, a Colômbia fechou o terceiro trimestre de 2024 com queda de 27,7% nas vendas de veículos comerciais pesados. De acordo com dados da Andemos (Associação Nacional de Mobilidade Sustentável) foram comercializados 7.330 veículos, em comparação com os 10.145 do mesmo período do ano passado.
Mais uma vez, todos os segmentos, com exceção do de busetas, registraram retração nas vendas. A categoria de caminhões, com PBT abaixo de 10,5 toneladas foi a que menos caiu (9,3%), com 3.363 unidades (3.706), seguida pela de caminhões acima de 10,5 toneladas de PBT, com 36,5% (1.182 veículos contra 1.860), e de os cavalos-mecânicos, com 42,7% e a comercialização de 1.200 unidades, em comparação com as 2.095 do mesmo período de 2023.
No segmento de transporte de passageiros, a categoria de Busetas (vans) foi a única com crescimento, com 274 unidades, contra 207 do período anterior e elevação de 32,4%. Já a de Ônibus teve retração de 58,0, com 398 veículos (947 de janeiro a setembro do ano anterior), e ade micro-ônibus apresentou recuo menor, 11,0%, com 551 unidades, em comparação com as 619 vendidas em 2023.
Entre as marcas, a Chevrolet liderou no segmento de caminhões até 10,5 toneladas com 1.302 unidades, seguida pela Foton, com 967; e pela JAC, com 498 veículos. Em caminhões acima de 10,6 toneladas, o Foton foi a que mais vendeu, com 366 unidades, seguida pela Kenworth, com 344, e pela Volkswagen, com 334 veiculos e crescimento de 65,3%, o maior registrado nessa categoria.
Em ônibus, micro-ônibus e busetas, a Cherolet foi a líder, com 441 veículos, seguida pela Merceds-Benz, com 380, e pela Scania, com 205 unidades.