AMÉRICA DO SUL

Colômbia cresce 21,5% no primeiro semestre de 2022

Crédito Divulgação Internet

06/07/2022

O mercado colombiano fechou o primeiro semestre do ano com crescimento de 21,5% na venda de veículos comerciais pesados (caminhões e ônibus). Segundo a Andemos (Associação Nacional de Mobilidade Sustentável), foram 18.184 unidades contra 14.962 unidades no mesmo período de 2021.

De acordo como o presidente da Andemos, Oliverio Garcia, o bom desempenho pode ser destacado pelo resultado de junho, o melhor mês do ano e o melhor junho dos últimos oito anos, com 3.643 unidades.

O segmento de caminhões com PBT até 10,5 toneladas fechou o primeiro semestre com 13.117 veículos faturados, com evolução de 14,7% sobre as 11.438 unidades registradas no mesmo período de 2021. O segmento de tractocaminhões (cavalos mecânicos) com PBT acima de 10,5 toneladas cresceu 32,4% no primeiro semestre, somando 3.734 veículos, contra 2.820 do ano anterior, e o de transporte de passageiros (ônibus e micro-ônibus), com a evolução de 89,5% somou 1.333 unidades sobre os 704 veículos comercializados nos seis primeiros meses do ano passado.

Em junho, o melhor mês do ano, o desempenho por segmento foi o seguinte: em caminhões com PBT até 10,5 toneladas, as vendas foram de 2.783 unidades, volume 25,1% superior às 2.224 unidades vendidas no mesmo mês de 2021. Em caminhões acima de 10,5 toneladas de PBT, foram 718 unidades, volume que corresponde a um crescimento de 26,6% sobre os 567 veículos dos primeiros seis meses de 2021. O único resultado negativo ocorreu no segmento de veículos de passageiros, que atingiu 142 unidades, com queda de 12,3% sobre os 162 veículos de junho de 2021. Este foi também o primeiro mês no ano no qual a venda de ônibus e micro-ônibus não apresentou crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Os veículos eletrificados mantiveram evolução no mercado colombiano, principalmente no segmento para o transporte de passageiros, que encerraram o primeiro semestre deste ano com a venda de 698 unidades, com aumento de 650% sobre os 92 veículos vendidos em igual período de 2021. Os ônibus elétricos representaram mais da metade dos novos veículos em circulação na Colômbia. Desse total, 690 unidades foram da marca BYD, cinco unidades da Sunwin, dois veículos da Dongfeng e um da Eurise.

No segmento de caminhões com PBT até 10,5 toneladas, o mercado colombiano encerrou o primeiro semestre com 245 unidades, com crescimento de 400% sobre os 49 veículos vendidos em igual período de 2021. A marca líder foi a Stark, com 139 unidades, seguida pela RAM, com 56 unidades, a Donfeng, com 35 unidades, a JAC com 10 unidades, e a Hino, com 4 veículos.

No segmento caminhões acima de 10,5 toneladas foi vendida apenas uma unidade da marca Stark que o representou a queda de 90% em comparação com os 10 veículos da marca Sitom vendidos em igual período do ano passado.

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