Crédito Divulgação ao Autor
03/05/2024
A CATL, principal fabricante chinesa de baterias, apresentou recentemente um modelo de bateria LFP para veículos automotores que promete autonomia superior a 1.000 km. As baterias LFP são um tipo de bateria de íons de lítio que utilizam fosfato de ferro-lítio como material de cátodo (elétrodo negativo). LFP significa, em inglês Lithium Iron Phosphate.
As baterias LFP têm um ciclo de vida maior, permitindo que sejam recarregadas mais vezes, podem ser recarregadas até 100% na maioria das vezes, diferentemente das demais, e são mais baratas de produzir e, com isso, impactam menos no preço final dos carros.
A geração atual de baterias revelada pela CATL pode garantir uma autonomia de cerca de 700 km e já está sendo usada por alguns fabricantes de automóveis em escala global. De acordo com a Reuters, “os fabricantes chineses de baterias, incluindo a CATL, cresceram mais rápido do que os rivais e responderam por mais de dois terços da capacidade global de baterias para veículos elétricos no ano passado”.
Atualmente, a CATL está colaborando com alguns dos principais fabricantes de caminhões, incluindo a Mercedes-Benz Trucks, para equipar seus modelos inovadores de caminhões elétricos, como o eActros 600, com baterias LFP. É também o fabricante escolhido por muitos fabricantes de ônibus, como Karsan, CaetanoBus, Solaris, Yutong, entre outros. Há algumas semanas, a CATL anunciou o lançamento de uma bateria desenvolvida em conjunto com a Yutong.