AMÉRICA DO SUL

Bogotá lidera a eletromobilidade na América Latina

Crédito Divulgação Internet

04/04/2022

Somente no primeiro trimestre desse ano, a cidade de Bogotá já colocou em circulação cerca de 558 novos ônibus elétricos, volume 500% maior do que no mesmo período de 2021 e quase 450% maior do que em todo o ano passado. Até o final deste ano, a capital colombiana incorporará mais de 1.000 novos ônibus elétricos em seu sistema de transporte coletivo, superando as 1.400 unidades em circulação, a segunda maior frota de ônibus elétrico fora da China, reduzindo as emissões em cerca de 94.300 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao produzido por 42.000 automóveis particulares no mesmo período.

Além de todos os benefícios ambientais, a introdução de uma frota limpa e sustentável fez com que o mercado colombiano de ônibus retomasse o ritmo de crescimento, com elevação de 141% nas vendas nesse primeiro trimestre. Dos 858 novos ônibus licenciados 558 foram elétricos e 300 movidos a combustíveis fósseis, sendo 297 a diesel, dois a gasolina e um a gás natural

A cidade de Bogotá tem se destacado pela adoção de um amplo programa governamental que visa a introdução do transporte limpo em seu ambiente urbano. De acordo com a prefeita Claudia López, os novos e modernos ônibus representam o compromisso com um transporte, sustentável, de elevado padrão de qualidade e seguro. “Esse é o esforço de muitas pessoas, especialmente de nós que pagamos impostos na cidade. E isso trará um impacto muito positivo à cidade”, comentou ela.

Além de todos os benefícios ambientais, os ônibus elétricos oferecem uma melhor experiência de viagem para os cidadãos, como redução de ruído, e outros equipamentos e comodidades, como acesso de internet via Wi-Fi, tomadas USB para recarregar o celular, telas com informações sobre as rotas, GPS, alto-falantes e microfones que possuem comunicação direta com a Central de Controle, plataformas acessíveis para pessoas com deficiência, recarga rápida de energia e controle automático de incêndio.

Outro serviço importante e que proporciona ainda mais interação e qualidade de vida para os passageiros, é o aplicativo TransMiApp, que traz notícias atualizadas, novidades e outras informações sobre o sistema, o que permite tomar as decisões certas de viagem e circular confortavelmente.

A nova frota de ônibus dos cinco lotes que entrarão em operação conta com uma nova geração de baterias, que possuem melhor densidade energética (menor peso e volume por unidade de energia), o que significa maior autonomia para os requisitos do SITP (sistema zonal), por onde ônibus operam.

*Com informações da revista AutoBus

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!