Crédito Divulgação Volvo Bus
13/03/2025
A Volvo Bus UK & Ireland e a UNIVI, fabricante espanhola de carrocerias, lançam um novo ônibus de luxo exclusivamente para os mercados do Reino Unido e da Irlanda. O novo modelo foi anunciado esta semana em conjunto por Domenico Bondi, diretor executivo da Volvo Bus UK & Ireland, e Eloy Pérez, CEO da UNVI, na sede do Volvo Group UK em Warwick.
As entregas do novo Volvo B13R UNVI XL devem começar em 2026. O novo modelo será oferecido inicialmente na versão 4×2, com 12,8 m de comprimento e opções de 53 poltronas ou 49 e um espaço dedicado para cadeira de rodas.
Segundo Domenico Bondi, este é um dos anúncios de novos produtos mais importantes desde que ingressou na Volvo Bus UK & Ireland, há três anos. “ Um grande investimento da Volvo e da UNVI.”
“O novo modelo é tem padrão de qualidade de primeira classe, excelente geometria do chassi, suspensão suave e transmissão que oferece desempenho e eficiência. É exatamente isso que trazemos com o chassi B13R – e quando combinado com esta nova carroceria UNVI, estamos confiantes de que temos um produto fantástico que definirá a referência para viagens de ônibus.”
De acordo com Eloy Pérez, CEO da UNIVI, o novo veículo “chega em um momento incrivelmente emocionante para a UNVI. Embora este ano celebremos 30 anos na construção de carrocerias de ônibus, nossos olhos estão sempre voltados para o futuro. Desenvolvemos uma reputação de qualidade do produto, estilo e conforto, agora combinados com o chassi do Volvo B13R”.
Experiência do passageiro a bordo
Para máximo conforto e segurança, os passageiros a bordo do novo Volvo B13R UNVI XL se beneficiarão dos assentos Brusa Create 120 ‘top flair’ como padrão. Os assentos reclináveis vêm com cintos de segurança de três pontos, apoios de braço para assentos de corredor, apoios para os pés de duas posições, rede para revistas, mesa traseira de bandeja, abas de assento e estofamento aprimorado em tecido automotivo e couro sintético contrastante.
Os passageiros podem manter seus dispositivos pessoais carregados em movimento com tomadas de carregamento USB-A e USB-C individuais no encosto do assento. A cabine contará com cortinas de tecido, amplo espaço para bagagem, além de iluminação LED interna e de passarela.
Um poderoso sistema de controle climático ThermoKing garante a temperatura ideal, com saídas de ar individuais, lâmpadas de leitura pessoais e alto-falantes conectados ao sistema AV Bosch de bordo, que apresenta duas telas AEC TFT de 22” para entretenimento do cliente. Um microfone de correio está localizado no assento da tripulação e um microfone do motorista integrado ao assento do motorista. Um pré-aquecedor a diesel também está incluído como padrão.
Para a conveniência do passageiro, também haverá um banheiro de água doce submerso central da Shades Technics, além de uma capacidade estimada de 9,5 m3 no compartimento de bagagem principal.
Desempenho do sistema de transmissão
O novo Volvo B13R UNVI XL é equipado com o motor diesel Euro-6 de 13 litros de última geração e uma transmissão Volvo I-Shift de 12 velocidades e software otimizado para ajudar os operadores de ônibus a economizar combustível.
O motor tem até 500 cv de potência e 2.500 Nm de torque, com a opção de operar com óleo vegetal hidrotratado (HVO) ou biocombustível, proporcionando economia de combustível de até 9%.
O modelo também vem com a Volvo Active Safety Platform, em conformidade com os regulamentos GSR2 da UE. Isso é um acréscimo aos recursos padrão, incluindo Suporte de Manutenção de Faixa, Aviso de Colisão e Frenagem de Emergência e Controle de Cruzeiro Adaptativo, que ajuda a economizar combustível ao otimizar a velocidade do ônibus, trocas de marcha e deslocamento para a topografia, mantendo uma distância segura dos veículos à frente. Isso significa que os motoristas podem usar o controle de cruzeiro em mais situações de direção do que nunca, para economizar combustível e reduzir a pegada de CO2 do veículo.
A Plataforma de Segurança Ativa da Volvo também inclui sistemas de segurança, incluindo Suporte de Alerta ao Motorista, Assistência Inteligente de Velocidade, Suporte de Prevenção de Colisão Lateral, Assistência de Curto Alcance Frontal, Suporte de Mudança de Faixa e Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus.
Garantia
A Volvo está oferecendo o novo Volvo B13R UNVI XL com uma garantia de três anos/300.000 km (o que ocorrer primeiro) cobrindo a carroceria e o chassi, além de uma garantia estrutural de 12 anos.
Fabricação
A Volvo Buses montará o chassi B13R em sua fábrica em Boras, Suécia, uma das instalações de fabricação mais modernas da empresa e credenciada por depender exclusivamente de energia renovável para sua operação. O ônibus será montado na fábrica da UNIVI em Ourense, na Espanha, com área de 28.000 m², e enviado para o Reino Unido.
A UNVI faz parte do grupo Pérez Rumbao, que emprega 1.800 pessoas e faturou mais de € 700 milhões em 2024. O grupo opera em concessionárias de automóveis de passeio e veículos comerciais, vendas no varejo de combustíveis e carrocerias de ônibus. A UNVI opera em duas instalações de fabricação, localizadas na Espanha e em Portugal.
O XL representa uma adição significativa à presença existente da UNVI no Reino Unido e na Irlanda desde 2002, por meio de miniônibus com motor dianteiro, médios e conversões de van, que são vendidos pela Coachtraders (Reino Unido) e Paramount Conversions (Irlanda).
Suporte de pós-venda
Todos os ônibus e vans Volvo entregues em serviço se beneficiam do acesso a uma rede de 80 pontos de concessionárias da Volvo Truck & Bus abrangendo o Reino Unido e a Irlanda, além de ampla cobertura de concessionárias em toda a Europa — para a máxima tranquilidade do cliente. As peças de carroceria UNVI serão mantidas em estoque e estarão disponíveis para entrega no dia seguinte por meio do Volvo Coach Parts Sales Centre em Loughborough.