Crédito Divulgação Iveco
16/09/2024
O Grupo Iveco, por meio de suas marcas IVECO e FPT Industrial, apresenta sua ampla oferta de diferentes energias, com vários novos produtos e inovações na IAA Transportation 2024, feira internacional de logística, veículos comerciais e do setor de transporte realizada em Hannover, Alemanha, de 17 a 22 de setembro.
A IVECO está exibindo sua linha estendida de veículos movidos por uma gama diversificada de fontes de energia – incluindo HVO, gás natural, biometano, eletricidade e hidrogênio. A marca lança dois novos veículos elétricos a bateria: o caminhão pesado S-eWay em sua configuração rígida e a cabine de chassi leve eMoovy.
O S-eWay ‘Rigid’ foi projetado do zero pela IVECO, incluindo o software de bordo. Ele tem autonomia de até 400 km e oferece recursos de carregamento rápido que podem fornecer 200 km de autonomia adicional em menos de 45 minutos. O novo veículo é equipado com um eixo elétrico FPT Industrial e oferece uma capacidade total de até 490 kWh, tornando-o ideal para missões urbanas e regionais. Este caminhão amplia a oferta de eletromobilidade de serviço pesado da linha S-eWay, que já inclui a versão articulada.
O eMoovy, o chassi de cabine totalmente elétrico a bateria no segmento médio de 2,5 a 3,5 toneladas, fornece a solução ideal de emissão zero para missões urbanas, incluindo entregas porta a porta. Ele tem uma autonomia de até 320 km, com a carga mais rápida do segmento: pode atingir até 100 km de autonomia adicional em menos de 10 minutos. As configurações de armazenamento de energia têm uma capacidade total de até 76 kWh e a cabine define novos padrões de vida a bordo com conforto semelhante ao de um carro. O eMoovy é fabricado pela Hyundai e personalizado localmente e distribuído no mercado europeu pela IVECO, como o mais recente resultado da parceria bem-sucedida entre o Iveco Group e a Hyundai Motor Company.
Uma visão para um futuro de carbono zero
No estande da IVECO, o público pode ver um protótipo do S-Way equipado com motor especial de combustão interna a hidrogênio XCURSOR de 13 litros e um conceito de caminhão híbrido para serviço pesado com um eixo elétrico e o sistema de extensão de autonomia do motor CURSOR H2 de 9 litros. Essas propulsões foram desenvolvidas pela FPT Industrial, a marca do Grupo Iveco dedicada ao design e produção de motores de baixo impacto ambiental.
A FPT Industrial também tem um espaço de exposição dedicado na IAA, onde exibições interativas mostram esses motores e vários outros produtos. O já mencionado XCURSOR 13 é um motor de base única multicombustível projetado com um núcleo comum e otimizado para funcionar com vários combustíveis: diesel, gás natural, hidrogênio. O CURSOR 9 H2 é uma solução de emissão zero de CO2 para transporte pesado, junto com o novo protótipo N67 Hythane abastecido por uma mistura de hidrogênio e metano. Também estão em exibição a última geração de eixos eletrificados da marca para aplicações leves, médias e pesadas, e sistemas de bateria para aplicações leves.