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20/10/2023
O mercado colombiano fechou o terceiro trimestre com a venda de 19.444 veículos comerciais pesados (caminhões e ônibus). Segundo dados da Andemos (Associação Nacional de Mobilidade Sustentável), o resultado representa queda de 35,3% em relação às 30.060 unidades vendidas no mesmo período de 2022.
Foram 13.562 caminhões com capacidade de carga até 10,5 toneladas, com queda de vendas de 36,7% em comparação com as 21.439 unidades faturadas de janeiro a setembro de 2022, e 4.094 unidades de tractocaminhões, 36,2% a menos que os 6.415 veículos registrados no mesmo período de 2.022. Também o segmento de ônibus e miniônibus para o transporte de passageiros sofreu queda de 18,9%, com o licenciamento de 1.788 veículos, em comparação com as 2.206 unidades vendidas nos nove primeiros meses de 2022.
Nas vendas mensais, em setembro deste ano o mercado colombiano atingiu a venda de 1.537 veículos, 60,2% a menos que as 3.861 unidades do mesmo mês de 2022. Foram 906 caminhões com capacidade até 10,5 toneladas com redução de 67,3% em comparação com igual mês de 2022 que comercializou 2.769, 415 caminhões com capacidade acima de 10,5 toneladas, 54,4% inferior aos 911 veículos do ano anterior, e 216 ônibus, com crescimento de 19,3% em relação às 181 unidades vendidas em igual período do ano anterior.
No acumulado de venda na categoria de veículos comerciais com capacidade até 10,5 toneladas, a Chevrolet liderou com 3.343 veículos, com queda de 30,7% em comparação com as 4.826 unidades vendidas no acumulado de setembro de 2022. Mas a queda de vendas foi praticamente geral para as principais marcas do mercado porque da primeira à décima somente a chinesa Dongfeng na nona posição teve resultado positivo, com 364% superior à venda de 348 veículos sobre a 75 unidades vendidas no acumulado de 2022.
Também com resultados negativos no acumulado de vendas até setembro, a Foton manteve a liderança na categoria de veículos com capacidade de carga acima de 10,5 toneladas, com 762 unidades e redução de 20,9% em comparação os 963 veículos vendidos em igual período do ano de 2022. A Foton ficou à frente da Kenworth, com 584 unidades, e da Chevrolet, com 525. Também essa categoria registrou os oito primeiros classificados com queda de vendas.
O segmento de veículos de transporte de passageiros foi o único entre os comerciais pesados a apresentar resultado positivo. A liderança em vendas acumuladas pertenceu à Chevrolet, com 611 veículos e 63,4% superior às 374 unidades vendidas em igual período de 2022, à frente da Renault, com 344 unidades e 132,4% acima dos 148 veículos do ano anterior, e da Mercedes-Benz, com 295 e 57,8% acima das 187 unidades registradas até setembro do ano passado. A surpresa negativa foi a BYD que em 2022 faturou 996 ônibus e, em 2023, encerrou o terceiro trimestre com apenas 5 unidades e queda de 99,5% na comparação com 2022.