Crédito Divulgação Internt
02/10/2023
A Cummins Meritor anuncia a nacionalização do par de coroa e pinhão do eixo tandem premium MT-610. O objetivo é elevar o portfólio de produtos fabricados no Brasil, na planta de Osasco (SP), para fortalecer a capacidade da região. O sistema, com redutor nos cubos de roda, tem Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 125 toneladas e foi desenvolvido para aplicações com carga elevada e de grande impacto, como operações fora de estrada.
Segundo Adriano Esperidião, gerente de engenharia do produto da Cummins Meritor para a América do Sul, “o projeto, que começou com efetividade em fevereiro deste ano, teve como objetivo ampliar nosso portfólio para atender às demandas dos nossos clientes com as vantagens de compra nacional, aumento de conteúdo local que contribui para Finame, além de redução de complexidade de importação, melhorias nos prazos de entrega para suportar o mercado sul-americano e maior velocidade de reação para atender a nossa região”.
Com investimentos na ordem de R$ 2 milhões, a nacionalização do par coroa e pinhão do eixo tandem MT-610 contou com atualizações de dispositivos na planta de Osasco (SP), como cortadores de engrenagem, ferramentais de usinagem e calibradores. Vale reforçar que o par de coroa e pinhão do sistema traz design diferenciado desenvolvido por meio de corte a seco, ou seja, tecnologia de manufatura de última geração.
Com redução nas extremidades e montado na versão de carcaça fundida, o eixo da Cummins Meritor MT-610 foi lançado no Brasil em 2020 com o diferencial DS 70 já produzido no País para completar o portfólio de diferenciais posteriores da marca e suportar mercado brasileiro de veículos pesados com excelência.
A Cummins Meritor América do Sul, principal fabricante de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais na América do Sul, tem suas operações centralizada no Brasil, com instalações em Osasco (SP), onde produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. A Meritor participa do Consórcio Modular e do Parque de Fornecedores da VWCO, em Resende (RJ). A operação brasileira, que comemorou em 2016 seus 60 anos, conta com centro de engenharia, responsável pelo desenvolvimento de produtos, fornece componentes para o mercado de reposição e mantém no País a joint venture com a Randon, a Freios Master.