Crédito Divulgação BYD
05/07/2023
Build Your Dreams – anunciou que a primeira fábrica do continente americano com tecnologia verde para a produção de veículos elétricos será instalada no município de Camaçari, na Bahia, nas dependências que pertenceram à Ford e considerada uma das mais modernas do País. A CEO para as Américas e vice-presidente executiva global da empresa chinesa, Stella Li, anunciou investimentos de 3 bilhões de reais para a construção de três unidades que vão gerar 5.000 empregos e produzir caminhões, chassis de ônibus, carros, além do processamento de ferro e lítio para a produção de baterias elétricas.
As fábricas reveladas pela BYD serão unidades especializadas em três tipos de produtos. Uma será dedicada à produção de automóveis, produtos originalmente para os quais foi construída. A segunda para a fabricação de veículos pesados, como chassis para ônibus e caminhões, além de uma terceira fábrica para o processamento de ferro e lítio para a produção de baterias elétricas
A produção da fábrica está prevista para o segundo semestre de 2024, tempo considerado necessário para a reformulação das instalações atuais e utilizadas pela Ford para a montagem de automóveis e preparação para os novos produtos com tecnologias e processos necessários para diferentes e mais modernos veículos.
Simultaneamente a BYD inaugurar a fábrica de chassis para ônibus e caminhões e também dará início ao processamento de ferro e lítio produção de baterias elétricas.
Os entendimentos para a chegada da montadora na Bahia foram iniciados em 2022, com a assinatura de um protocolo de intenções entre a BYD e o Governo do Estado. Em abril deste ano, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues visitou as unidades industriais da BYD nas cidades de Hangzhou e Shenzhen, na China.
O objetivo da BYD está alinhado com a política nacional do Governo Federal para estimular o desenvolvimento de uma indústria voltada à produção de veículos movidos com uma moderna matriz de emergia.
O governador Jerônimo Rodrigues deu ênfase a diversos fatores importantes como os investimentos anunciados para a Bahia, a criação de empregos e maior renda para os trabalhadores locais. O governador acrescentou que com a instalação da BYD outras empresas a seguirão, o que promoverá a o desenvolvimento com o respeito ao meio ambiente. E ressaltou, também, que além dos empregos que serão criados, a BYD promoverá o treinamento e a capacitação profissional de mão de obra local, especializada e aproveitada no processo produtivo.
A escolha da Bahia para o investimento da BYD foi determinante a participação do governo do estado com a concessão de incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, previstos pela legislação tributária estadual por intermédio do Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica.