Crédito Divulgação Internet
28/04/2023
A Scania, pioneira no lançamento de caminhões e ônibus movidos a gás natural veicular e/ou biometano no Brasil, anuncia uma nova linha exclusiva de financiamento com taxa de 0,99% para os veículos mais sustentáveis da marca. Em parceria com o Scania Banco, o chamado ‘CDC Verde’, estimula ainda mais a opção dos clientes pela aquisição de produtos que colaboram para a descarbonização do transporte de cargas.
De acordo com o diretor comercial do Scania Banco, Fábio D´Angelo, a iniciativa marca o posicionamento dos Serviços Financeiros da empresa. “Falar sobre sustentabilidade vai muito além dos veículos, pois precisamos criar diversas condições para que esses produtos cheguem aos clientes. O ‘CDC Verde’ incentiva, com esta taxa especial reduzida, a adoção de novas frotas que gerem menos emissões ao meio ambiente e diminuam o impacto no fluxo de caixa do cliente.”
Segundo Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil, a fabricante inovou no mercado brasileiro desde que assumiu o compromisso de liderar a transição a um sistema de transporte mais sustentável, em 2018 no Brasil. “Sabemos que o futuro será eclético em matrizes alternativas ao diesel, mas o gás representa a transição neste momento. É o ideal para o ‘Aqui e Agora’ no país, pois se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental”, diz. “O ‘CDC Verde’ chega num período muito oportuno, em razão de cada vez mais recebermos o interesse de embarcadores e transportadores pela descarbonização do setor. Queremos vender 600 caminhões a gás neste ano, e essa nova linha de crédito diferenciada será essencial no apoio ao cliente.”
O ‘CDC Verde’ do Scania Banco já está disponível em toda a rede de concessionárias Scania, por tempo indeterminado, para qualquer prazo até 60 meses. O Scania Banco faz parte da Scania Serviços Financeiros, que também conta com o Scania Consórcio e a Scania Corretora de Seguros, oferecendo ferramentas para facilitar a aquisição dos produtos da marca.
O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Em relação ao diesel, o veículo a gás emite um índice menor de CO2 (dióxido de carbono, o gás que provoca o efeito estufa). Abastecido de biometano o índice pode chegar a até 90%. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população em razão da diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado, que são muito inferiores na comparação ao diesel.
Os modelos têm motor do Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movidos 100% a gás e/ou biometano, ou mistura de ambos. Não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante aos similares a diesel, além de serem mais silenciosos. A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou pode se espalhar ao longo do implemento (caminhão) ou da carroceria (ônibus).