Crédito Divulgação Internet
17/04/2023
A HC Hornburg, empresa fabricante de implementos rodoviários para transporte de cargas refrigeradas e congeladas com sede em Jaraguá do Sul (SC), reduziu em 27% o acúmulo de resíduos industriais em sua operação no ano passado. “Aço, aço inox e alumínio são todos materiais retornáveis e, graças as nossas ações de sustentabilidade em 2023, o índice atingido representou quase um terço a menos de reprocessamento desses elementos”, explica Luciano Jair Bonkowski, gerente Administrativo da empresa.
Para 2023 a meta é reduzir o acúmulo com ações de melhoria de aproveitamento dos materiais em 10%. “Como atingimos um patamar de reaproveitamento muito bom as melhorias agora se darão em índices menores, porém a partir de uma base mais sustentável”, diz Bonkowski. Nos demais resíduos sólidos a meta é reduzir em 5%. No exercício anterior, a redução foi de 6%.
A HC Hornburg tem seguido protocolos rigorosos para a destinação dos lixos industriais através de empresas certificadas e especializadas na destinação de resíduos. A empresa recicla materiais de embalagens, madeira, alumínios, aço entre outros materiais.
Na operação industrial a câmara de pintura dispõe de filtros de proteção de partículas nocivas ao meio ambiente e foi trocada a cola PU por uma resina igualmente eficiente, mas não agressiva ao meio ambiente. A empresa tem optado por utilizar embalagens retornáveis, como tubetes de papelão que voltam para o fornecedor da fibra que reutiliza ele próprio o produto, além de embalagens madeira usados no transporte de peças industrializadas porque são reutilizadas.
Fornecedores com ESG
Em 2023 a HC Hornburg vai negociar com seus fornecedores que eles adotem a pauta ESG-Environment, Social & Governance (Ambiental, Social e Governança). “São valores importantes que queremos que as empresas parceiras pratiquem juntos conosco”, diz o executivo.
Internamente a empresa vai incluir o uso de papel reciclado, reduzir o uso de copos plásticos, conscientizar todos sobre consumo de água e energia elétrica, seguir com a separação do lixo por classificação e motivar a todos para evitar o desperdício de alimentos de alimentos na cozinha. “Sustentabilidade é uma prática que só dá resultado com a colaboração de todos”, conclui Bonkowski.