Crédito Divulgação Internet
08022023
O mercado chileno abriu 2023 com a venda de 1.211 caminhões, com queda de 13,3% em comparação com os 1.311 veículos faturados em janeiro de 2022, e de 14,2% em relação às 1.323 unidades registradas em dezembro do ano passado.
O segmento de ônibus abriu o ano com desempenho positivo e crescimento de 130,8%, com o total de 330 unidades em relação às 143 unidades de janeiro de 2022.
Os modelos de caminhões fabricados no Brasil ocuparam as primeiras posições, com a liderança da Mercedes-Benz, com 193 veículos vendidos 15,9% de participação do mercado.
O rigoroso equilíbrio de vendas foi demonstrado pela diferença de apenas uma unidade de vantagem sobre a Scania, que registrou 192 caminhões e igual participação do mercado. A Volvo, na terceira posição, atingiu a venda de 183 veículos, com 15,1% do mercado e a Volkswagen vendeu 101 veículos, com 8,3% de participação.
A japonesa Hino foi a líder do segmento de caminhões leves, com 24 veículos e 19,8%, seguida pela JAC, com 22 unidades e 18,2% e pela Foton, com 18 e 14,9%.
O segmento de caminhões médios registrou o mesmo equilíbrio dos caminhões pesados, com liderança da Hino, com 47 veículos e 19,9% do mercado, seguida pela Fuso, com 46 e 19,1% e pela Chevrolet, com 42 unidades e 17,8% do mercado.
A Scania liderou o segmento de caminhões pesados com 192 veículos e 22,9% com a Volvo na segunda posição com 183 unidades e 21,4%. A Mercedes-Benz ficou em terceiro, com 169 caminhões e 198% e a Volkswagen em quarto, com 77 veículos e 9,0% do mercado.
O mercado de ônibus teve como principal impulsionador o sistema de transporte coletivo urbano, RED Movilidad, considerado um dos mais avançados do mundo para o transporte de passageiros de Santiago, capital do país, e que representou a maior parte do volume, com 224 unidades.
A surpresa do segmento de ônibus foi a liderança da Foton, com o total de 221 veículos vendidos, que corresponderam a 67% do mercado, superando outras marcas produzidas no Brasil, como a Mercedes-Benz, com 27 veículos e 8,7% de participação do mercado, Scania, com 28 unidades e 5,5%, e Volvo, com 13 unidades e 3,9% de market share.
As vendas realizadas
Caminhões
Segmento leve
Marca Volume %
1 – Hino 24 19,8
2 – JAC 22 18,2
3 – Foton 18 14,9
4 – Fuso 17 14,0
5 – Chevrolet 14 11,6
Segmento médio
1 – Hino 47 19,9
2 – Fuso 46 19,5
3 – Chevrolet 42 17,8
4 – Volkswagen 18 7,6
4 – Mercedes-Benz 18 7,6
Segmento pesado
1 – Scania 192 22,5
2 – Volvo 183 21,4
3 – Mercedes-Benz 169 19,3
4- Volkswagen 77 9,0
5 – Renault 34 4,0
Mercado total de caminhões
1 – Mercedes-Benz 193 15,9
2 – Scania 192 15,9
3 – Volvo 183 15,1
4 – Volkswagen 101 8,3
5 – Hino 92 7,6
Ônibus
1 – Foton 221 67,0
2 – Mercedes-Benz 27 8,2
3 – Scania 18 5,5
4 – Volvo 13 3,9
5 – Fuso 8 2,4