Crédito Divulgação Internet
28/09/2022
A Eletra fez a entrega do primeiro dos quatro ônibus elétricos e-Bus adquiridos pelo Governo do Estado do Espírito Santo. O veículo começará a ser utilizado no transporte do Sistema Transcol, da Grande Vitória, em outubro na linha que faz o trajeto entre o Terminal de Laranjeiras (Serra) e o Terminal Campo Grande (Cariacica), via Beira Mar, em Vitória.
O e-Bus Eletra 12,5m é um ônibus 100% elétrico inteiramente fabricado no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive as baterias. O modelo tem 12,5 metros de comprimento, capacidade para 70 passageiros, sistema de ar-condicionado, Wi-Fi e entretenimento a bordo, e o INbus, sistema que permite a visualização da lotação em tempo real.
Produzido pela Eletra em parceria com a Mercedes-Benz (chassi), Caio (carroceria) e WEG (motor elétrico, inversor e bateria), tem autonomia de 140 km a 250 km, com recargas de oportunidade e velocidade máxima de 60 km/h.
Para atender à demanda da Secretaria de Mobilidade Urbana do Espírito Santo (Semobi), a Eletra fez alguns ajustes para adaptar o e-Bus ao Sistema Transcol. “Solicitamos um ônibus com bateria menor, para ter menos peso, e com recarga rápida, pois as distâncias na região são curtas. A partir de agora, vamos fazer a avaliação e o treinamento de motoristas e equipes de manutenção” – explicou Fábio Damasceno, secretário da Semobi.
A presidente da Eletra, Milena Romano, destacou a evolução da empresa desde a sua fundação, em 1999, em São Bernardo do Campo (SP). “A Eletra existe há mais de 20 anos. Começamos desenvolvendo trólebus, depois passamos para os ônibus e caminhões híbridos, agora chegou o momento dos ônibus 100% a bateria”.
“Esse é o início de uma nova fase de desenvolvimento para a mobilidade urbana sustentável no País” – acrescentou. “A Eletra está se preparando para ser a maior montadora de ônibus elétricos do Brasil e da América Latina”.
A Eletra é uma empresa 100% nacional, com foco em tecnologia de tração elétrica e integração de sistemas elétricos para transporte de passageiros e de carga. Foi fundada em 1999, em São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, por um grupo empresarial com mais de um século de experiência em transporte público.
A Eletra capacitou-se para atender, no curto prazo, à demanda por ônibus elétricos dos estados e municípios que aprovaram planos de renovação de suas frotas. No primeiro semestre, a empresa transferiu suas instalações para uma nova área industrial de 27 mil m² na Via Anchieta (SP), com capacidade de produzir até 1.800 ônibus elétricos/ano, podendo ampliar essa produção em 50% conforme a demanda.