Crédito Divulgação Internet
06/07/2022
O mercado de veículos comerciais do Chile registrou a venda acumulada de 9.272 unidades no primeiro semestre de 2022, o melhor resultado dos últimos quatro anos, com o aumento de 12,1% sobre o mesmo período de 2021, quando atingiu 8.271 unidades. Segundo a Anac (Associação Nacional Automotriz do Chile), foram 8.318 caminhões e 954 ônibus nos primeiros seis meses deste ano, contra 7.389 caminhões e 882 ônibus no mesmo período de 2021.
Em caminhões, o crescimento foi de 12,6% no semestre. Em ônibus, a elevação foi de 8,16% sobre igual período do ano passado.
Em junho, o mercado chileno atingiu registrou a venda de 1.436 caminhões, volume 6,2% superior ao resultado de junho de 2021, quando foram comercializadas 1.252 unidades. No segmento de ônibus, foram 160 veículos, um a mais do total registrado em junho de 2021.
Segundo a Anac, o contínuo crescimento do mercado chileno deve-se ao aumento sustentado da venda de máquinas e equipamentos de diversos tipos, devido à necessária renovação de frotas experimentada pelo empresas durante este ano, fruto da reabertura e normalização das suas diversas atividades.
Mercedes-Benz lidera entre as marcas
No primeiro semestre deste ano, a Mercedes-Benz manteve sua consolidada liderança, tanto no segmento de caminhões quanto em ônibus. Em caminhões, atingiu a venda de 985 unidades. Em ônibus, de 357 unidades.
O detalhe importante no segmento de caminhões é o rigoroso equilíbrio entre cinco empresas. Entre a líder, Mercedes-Benz (985 unidades), e a quinta classificada, a Volvo (842), a diferença é de apenas 143 veículos e de participação de mercado é de somente 1,7%. Em ônibus, a Mercedes-Benz também comandou as vendas. No acumulado dos seis meses, a marca atingiu 387 unidades, com 45,8% de participação do mercado, seguida pela Scania, com 144 unidades, e pela Volvo, com 90 veículos.