Crédito Divulgação Internet
05/07/2022
O mercado argentino encerrou o primeiro semestre deste ano com a venda acumulada de 7.719 veículos comerciais pesados (caminhões e ônibus) com crescimento de 2,3% em comparação com igual período de 2021, quando atingiu a venda de 7.549 unidades.
O resultado do semestre revelou a Mercedes-Benz como líder de vendas por marcas, com o total de 3.303 unidades, com elevação de 12,9% em relação às 2.926 unidades comercializadas no mesmo período de 2021, e 42,8% de participação do mercado, seguida pela Iveco, com 2.140 unidades (crescimento de 14,9% em relação às 1.826 unidades do ano anterior), e 27,7% de participação. A Scania obteve a terceira posição, com 825 unidades, 5,8% acima das 780 unidades dos primeiros seis meses de 2021 e 10,7% de participação de mercado.
Em vendas mensais por marcas, a Mercedes-Benz atingiu a venda de 478 veículos em junho de 2022, com queda de 25,3% em comparação com o mês de maio em que comercializou 640 unidades e de 31,1% em relação à venda de 694 veículos vendidos em junho de 2021. A Iveco vendeu 404 veículos em junho, com queda de 5,6% sobre as 428 unidades faturadas em maio de 2022 e de 21,1% em relação às 512 unidades vendidas em junho de 2021. Uma vez mais, a Agrale ocupou o quarto lugar em vendas no mês de junho, com 91 veículos, superando marcas famosas, como a Volvo, com 83 unidades e a Volkswagen, com 57. Em vendas acumuladas, a Agrale ocupou a quinta posição, com 468 veículos e 6,1% de participação de mercado (crescimento de 9,6% sobre as 427 unidades do ano anterior), à frente da Volkswagen, com 264 unidades e queda de 67% em comparação com os 801 veículos vendidos no acumulado até junho de 2021.