Crédito Divulgação Internet
14/06/2022
A partir de julho deste ano, a ZF do Brasil, com sede em Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo, iniciará a produção da transmissão TraXon com o ZF Intarder 3 integrado. O conjunto será fornecido para uma montadora com operação no País e será a primeira aplicação da TraXon em ônibus em todo o mundo. O Intarder 3 continuará sendo importado e será integrado à já nacionalizada transmissão TraXon neste novo fornecimento. Com isso, mais uma montadora instalada no Brasil passará a utilizar a tecnologia de transmissão TraXon produzida no País, porém, desta vez, integrada ao Intarder 3.
O Intarder 3 é o retarder mais leve do mercado, além de ser o mais robusto e estar entre os mais potentes, gerando força de até 600KW para atuar como redutor de velocidade até a completa parada do veículo. Desenvolvido em 2006 pela ZF, o equipamento rapidamente passou a ser utilizado em larga escala em caminhões premium fabricados em todos os continentes. Desde 1992, a ZF já produziu mais de 800 mil Intarder da nova versão no mundo.
De acordo com a ZF, o início da produção dos caminhões Euro 6 no Brasil, a partir de janeiro do ano que vem, elevará a demanda das montadoras por sistemas e equipamentos mais modernos e amigáveis ao meio ambiente. Além das tecnologias agregadas aos novos motores, que contribuem para redução dos índices de emissão de poluentes, os veículos serão operacionalmente mais eficientes, reduzindo consumo e aprimorando a segurança. O ZF Intarder 3, um dos mais avançados retardadores de velocidade do mundo, assumirá protagonismo nesse cenário por reduzir em até 90% a utilização dos freios, garantindo, assim, economia de combustível, maior segurança e significativa redução de custos com manutenção.
Segundo Silvio Furtado, diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul, uma das características técnicas mais importantes deste equipamento é que ele ofereça, ao menos, a mesma força do motor do caminhão. “Por sua alta potência, o Intarder, em conjunto harmonioso com as transmissões da marca, é capaz de controlar, reduzir e, até mesmo, parar um caminhão pesado completamente carregado, em descida de serra, sem que seja necessário qualquer auxílio do sistema convencional de freios”, explica.
Além de elevar a vida útil dos freios, o Intarder contribui significativamente para reduzir a emissão de partículas no meio ambiente considerando que itens como lonas ou discos, quando intensamente utilizados, lançam inevitavelmente milhões de partículas na atmosfera. “Notoriamente é um sistema que reduz os impactos ambientais e, igualmente, os custos de manutenção”, comenta o executivo.
Transmissão automatizada 9AS EcoTronic para caminhões como para ônibus
Além da transmissão TraXon, a ZF também está se preparando para produzir no Brasil a transmissão automatizada 9AS EcoTronic, oriunda da transmissão mecânica de 9 marchas, seguindo a demanda do mercado por maior conforto de operação. Um dos diferenciais de desempenho essencial para o conforto do sistema 9AS EcoTronic e que possibilita diferentes modos de condução – de Eco até Power – é a sua arquitetura de software, que se baseia na mesma plataforma da TraXon. Dependendo da aplicação, a unidade de controle oferece diversas funcionalidades adicionais opcionais, que proporcionam um valor agregado considerável ao cliente final, desde o elevado grau de conforto nas manobras até funções como a start-stop.
ZF PowerLine de oito velocidades estará homologada ainda em 2022
A ZF anunciou também que, até o final deste ano, a transmissão ZF PowerLine estará homologada para produção em série no País. A ZF PowerLine é uma transmissão automática de oito velocidades inspirada na transmissão automática para veículos de passeio 8HP, amplamente conhecida no mercado de automóveis global, e foi desenvolvida para atender o segmento de veículos comerciais (caminhões, picapes e ônibus urbanos e interurbanos).
Atualmente, a ZF PowerLine é importada e vem sendo oferecida no mercado brasileiro desde 2018. O componente traz o conceito de conversor de torque e planetárias, passando pela mecatrônica e eletrônica com software de controle. O produto também tem como legado o know-how de produção da transmissão para veículos leves.
O conversor de torque da ZF PowerLine exerce o papel da embreagem durante a partida do veículo, com a vantagem de ser um componente que não sofre desgastes por ter funcionamento hidrodinâmico. A solução de conversor de torque traz para a ZF PowerLine mais conforto, robustez, segurança, melhores custos operacionais e menor consumo de combustível.
Para aplicações essencialmente urbanas e consequentemente mais severas, em que o ‘anda e para’ constante exige muito mais dos veículos e motoristas, as transmissões automáticas com conversor de torque são mais adequadas e recomendadas. A ZF PowerLine pode ser aplicada até mesmo em caminhões semipesados, com peso bruto total combinado (PBTC – que se refere ao caminhão com a carreta e a respectiva carga total – de 24 toneladas, que podem ser beneficiados por essa e inúmeras outras vantagens.