Crédito Divulgação Marcopolo
01/06/2022
A fabricante lança a Geração 8 de ônibus rodoviários com referência inédita para o transporte de passageiros
Apresenta ao mercado mexicano o Attivi, modelo elétrico para uso urbano
A Marcopolo México participa da Expo Foro 2022, que acontece na Expo Bancomer Santa Fé, na Cidade do México, entre os dias 1 e 3 de junho, com foco na sustentabilidade e no futuro da mobilidade. A fabricante apresenta a nova linha de modelos rodoviários, Geração 8, e o modelo Attivi, carroceria urbana para aplicação em chassis elétricos.
Além dessas duas importantes novidades, a fabricante também expõe outros modelos de ônibus e micro-ônibus na Expo Foro. Em seu estande, apresentará o Viaggio 800 e o Viaggio 950, ambos montados em chassi Scania; um Paradiso G8 1800 Double Decker, com chassi MAN/Volkswagen; um Paradiso G8 1350, montado em chassi Volvo, e um Paradiso G8 1200, com chassi Daimler. Nos estandes das montadoras parceiras, terá um MEGA TR em chassi Euro 6, no espaço Navistar, e um Paradiso G8 1200, no espaço Daimler.
A Geração 8, que acaba de conquistar o importante prêmio internacional iF DESIGN AWARD 2022, foi desenvolvida com base em três pilares principais: segurança e conforto dos passageiros; segurança e conforto para o motorista e rentabilidade para os clientes. Além disso, incorpora um design aerodinâmico que resulta no melhor coeficiente aerodinâmico do mercado, um sistema de segurança passiva para o condutor e está em conformidade com a norma internacional anticapotamento R66.02.
Acompanhando o futuro da mobilidade urbana sustentável, a Marcopolo expõe o Attivi, seu modelo de carroceria urbana desenvolvido para aplicações elétricas que será apresentado para cidades que têm projetos de tecnologia “limpa” em curso, como Mérida, Cidade do México, Guadalajara e Monterrey, entre outras. Esta solução já foi implementada em países como Brasil, Chile e Colômbia.
A fabricante, que desenvolve diferentes carrocerias em nível internacional para serem montadas com qualquer marca de chassi que possua tecnologia elétrica, também está em processo de homologação de sua solução completa, já está em fase de testes em São Paulo.
“O mercado mexicano é muito importante para a Marcopolo, tanto que foi o primeiro país, depois do Brasil, a receber os novos modelos da Geração 8 de ônibus rodoviários, que agora lançamos oficialmente”, explica James Bellini, CEO da Marcopolo.
De acordo com o executivo, desde agosto do ano passado, a equipe de vendas da empresa iniciou a estratégia de apresentar ao mercado o novo portfólio de produtos da Geração 8 por meio de reuniões presenciais com clientes e produção e comercialização de algumas unidades com o objetivo de obter feedback do mercado.
“Ao mesmo tempo, apresentaremos a Attivi para demonstrar nossa liderança no desenvolvimento de produtos e soluções com foco em sustentabilidade, redução de emissões e preservação do meio ambiente”, enfatiza Bellini.
Marcopolo Geração 8
Os ônibus rodoviários da Geração 8 representam um avanço em inovação para a marca, com padrões únicos de segurança, conforto, conectividade, condução e ergonomia, para passageiros e motoristas. Composta pelos modelos tradicionais da Paradiso, em suas diferentes versões, a Geração 8 foi desenvolvida para os modelos de chassis das principais montadoras.
“A Marcopolo busca sempre criar soluções de transporte inovadoras e verdadeiramente valiosas para nossos clientes, passageiros, colaboradores e parceiros de negócios. A Geração 8 é a representação desse propósito. Um conceito concebido para tornar os ônibus mais seguros, mais confortáveis, mais eficientes e mais rentáveis. Nosso objetivo era projetar um veículo capaz de transformar a experiência de viagem”, destaca José Luís Goes, diretor da Marcopolo México.
A Geração 8 se destaca por sua aparência marcante, seguindo o DNA de design Marcopolo que valoriza linhas fluidas, design clean e moderno para transmitir sensação de velocidade e leveza. A concepção do projeto foi baseada em fornecer atributos de excelência aos clientes, motoristas e passageiros. São mais de 140 novos atributos que trazem impactos positivos, como o coeficiente aerodinâmico de apenas 0,379, novos faróis Full LED com maior eficiência luminosa e estrutura de proteção de cabine que amplia a segurança passiva para o motorista, entre outros. O design da nova geração resultou em mais de 60 patentes que geram resultados em conforto, confiabilidade e custos operacionais.
Todos os detalhes do veículo foram cuidadosamente pensados, a partir de um trabalho integrado realizado entre as áreas de Design, Engenharia e Operações Industriais da Marcopolo. A fabricante buscou aproximar o ônibus o mais possível do conceito automotivo na padronização dos processos de fabricação e montagem. O resultado é um veículo focado em qualidade e rentabilidade para os clientes, conforto e conectividade para os passageiros, além de facilidade de manutenção e reparo.
O desenvolvimento da Geração 8 resultou na criação de uma família de veículos que apresenta uma melhoria de 11% no coeficiente de arrasto. A iniciativa é um grande atrativo para os clientes, pois permite menores custos operacionais, o que resulta em economia de combustível e consequente redução de emissões de gases nocivos ao meio ambiente.