Crédito Divulgação Volvo
03/02/2022
O Grupo Volvo América Latina está renovando seu tradicional ciclo de investimentos no Brasil. A empresa, que obteve o melhor ano de sua história desde que se instalou no País, investirá R$ 1,5 bilhão (USD 280 milhões) em suas operações no país no período de 2022/2025. Os recursos são voltados principalmente para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços.
“O excepcional resultado de 2021 alimenta nossa confiança e compromisso para o futuro. Até 2025, será um período de grandes transformações na indústria de transportes e a Volvo continuará trazendo muitas inovações em produtos e serviços, em todos os segmentos em que atuamos”, explica Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
No segmento de caminhões, a Volvo foi líder isolada na venda de pesados no País, com 17.980 veículos unidades emplacadas. O Volvo FH 540 foi novamente o caminhão mais vendido do Brasil, com 8.935 unidades emplacadas, número superior até mesmo ao de caminhões leves. Os Volvo FH, FM e FMX foram os grandes destaques da marca em 2021. Somados, foram emplacadas 15.430 unidades, das diversas versões. A linha 2022 destes modelos foi totalmente renovada, com entregas iniciadas a partir do último mês de outubro.
Outro destaque foi o desempenho em vendas da linha Volvo VM, que cresceu 81% em emplacamentos, com 6.393 veículos comercializados. Na soma total, a Volvo emplacou 21.823 caminhões no país em 2021, um crescimento de 45,7% sobre o ano anterior.
“O Brasil manteve a importante posição de segundo maior mercado de caminhões da Volvo no mundo, mesmo numa época de limitações por conta da pandemia e das restrições da cadeia de suprimentos. Estamos orgulhosos em celebrar o melhor ano da história da marca no País”, comemora Wilson Lirmann.
Nos demais mercados do continente também houve forte recuperação em 2021, com destaque para o Peru, com 1.628 caminhões entregues (crescimento de 62% sobre o ano anterior) e Chile, com 1.355 entregas (crescimento de 42%). Ao todo, foram 25.808 caminhões entregues na América Latina em 2021, um número 43% superior ao período anterior.
“Para 2022, também vemos boas perspectivas. No entanto, os desafios da cadeia de produção, tanto em capacidade quanto em aumento de custos, vão exigir atenção ano longo do ano todo”, afirma Lirmann.
Ônibus
A Volvo Buses Latin America também teve bons resultados, principalmente no mercado externo. A divisão de ônibus comercializou 1.180 chassis urbanos e rodoviários, pesados e semipesados. Deste total, 368 veículos foram emplacados no Brasil. Os 812 ônibus restantes foram para toda a região hispânica da América Latina e vários países da África. Em 2021, 66% dos negócios de ônibus foram para fora do Brasil.
Outro destaque de 2021 foi o ingresso da Volvo na aliança “Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator” (aceleração para uso de ônibus zero emissões), uma iniciativa entre várias instituições para impulsionar a implantação de ônibus cada vez mais limpos na América Latina. Como primeiro passo, em janeiro de 2022 a marca deu início a testes com um chassi 100% elétrico em Santiago, no Chile. Ainda neste primeiro semestre, há programação de testes com o mesmo veículo em Bogotá, Colômbia.