AMÉRICA DO SUL

Chinesa Shineray, nova marca de caminhão leve no mercado argentino

Crédito Divulgação Internet

O mercado argentino ganhou uma nova marca de veículo comercial, a chinesa Shineray. Mediante acordo com a fabricante Brillance Shineray Chongqingbile Co. Ltd., a empresa argentina RALITOR S.A. deu início à montagem do caminhão leve Shineray T30. O veículo começará a ser vendido no mercado argentino para o transporte e distribuição de produtos urbanos e suburbanos.

A montagem dos caminhões leves Shineray T30 está sendo feita instalações industriais da RALITOR na região de La Plata. O Shineray T30 constitui-se no primeiro veículo chinês a ser produzido na Argentina e, para 2022, a RALITOR planeja ampliar a gama de modelos da marca com a produção do caminhão Changan MD, nas instalações industriais de La Rioja, mediante o investimento de US$ 20 milhões. Neste mês de janeiro estão sendo montadas as primeiras unidades pré-série do Shineray T30, para testes e análises para os necessários ajustes dos equipamentos e do trabalho de montagem antes do início da produção em série e venda aos consumidores.

Representantes da RALITOR anunciaram que inicialmente planejam produzir 300 unidades em 2022, mas que a planta poderá ter sua capacidade elevada para até 1.000 exemplares. Também informaram que, na fase inicial, a fábrica contará 44 funcionários e que as instalações têm capacidade para ampliação, com até 150 pessoas.

Segundo a RALITOR os veículos terão, inicialmente, 30% dos componentes produzidos na Argentinas, respeitando os padrões de qualidade com supervisão de engenheiros da Shineray da China. Na fase inicial, os componentes argentinos serão platô e disco de embreagem, para-brisa, vidros, rodas, pneus, para-choque traseiro, molas, amortecedores, filtros de ar e de óleo, bateria, pastilhas de freio, abraçadeiras e outras peças menores.

O Shineray T30 é equipado com motor a gasolina de 1,3 litro de 4 cilindros, 85 cv de potência e torque de 105 Nm. O veículo tem tração traseira, transmissão manual de cinco velocidades e capacidade de carga de uma tonelada.

A RALITOR S.A. foi fundada em 2004 por empresários argentinos que, desde 1978, estão ligados a diferentes projetos relacionados à indústria automotiva e comércio na Argentina e Uruguai. A importação e distribuição de veículos utilitários na Argentina pela Ralitor começou em 2010, com caminhões de origem asiática, montado na República Oriental do Uruguai.

Em 2011, a RALITOR S.A foi nomeada representante para a República Argentina da chinesa JIANGXI JIALING MOTORS CO.LTD. para os caminhões de sua marca JMC e, atualmente comercializa caminhões importados da República Popular da China e da República Oriental do Uruguai de diferentes marcas.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!