crédito Divulgação Volkswagen
Nos primeiros nove meses deste ano, segundo a ACAU – Associação do Comércio Automotivo do Uruguai, o mercado uruguaio de caminhões vendeu 2.069 unidades, 83,8% acima das 1.127 unidades vendidas no mesmo período. Como em quase todos os demais países da América do Sul, a recuperação da economia em diversos segmentos aumentou a demanda por veículos comerciais.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus assumiu a liderança, com a venda de 477 unidades e uma participação de 23,0, seguida pela JAC, com apenas sete veículos a menos (470) que a fabricante brasileira e 22,7% de market share, e pela JMC, com 364 unidades e 17,6% de participação.
Em 2020, a primeira posição nas vendas de janeiro a setembro era da Hyundai, com 261 veículos, seguida da JMC, com 239. A Volkswagen ocupava a terceira posição, com 193 veículos.
Na categoria miniônibus, foram vendidas 140 unidades, um aumento de 62,8% sobre as 86 unidades vendidas de janeiro a setembro de 2020. A Hyundai foi a líder, com 73 veículos e 52,1% de market-share, à frente da JAC, com 34 unidades e 24,3 % de participação, e Mercedes-Benz, com 18 unidades e 12,9% do mercado.
O segmento de ônibus teve um resultado muito fraco, com apenas 8 unidades nos nove meses do ano e queda de 89,0% ante 73 unidades vendidas no mesmo período de 2020. Marcas brasileiras dominaram o mercado, Scania e Volvo na liderança, ambos com 3 veículos vendidos e Volkswagen, com duas unidades.