Crédito Divulgação Volkswagen
O governo brasileiro prepara um novo programa voltado para a renovação da frota de caminhões para os profissionais autônomos. O objetivo é possibilitar o financiamento para a renovação da frota de caminhões e ônibus mais velhos, além de um conjunto de iniciativas que buscam contemplar demandas destes profissionais.
O projeto, em análise, deverá conceder um valor em forma de financiamento a ser destinado para o caminhoneiro autônomo trocar o seu veículo usado por um caminhão novo ou seminovo.
A intenção é que esse crédito seja concedido com valores próximos aos preços do mercado e vinculado à entrega do veículo velho para ser desmontado por empresas parceiras do projeto.
Atualmente, o que existe são linhas de crédito para aquisição de veículos novos para pessoas jurídicas ou manutenção da frota do autônomo. O modelo em análise pelo governo prevê que o caminhoneiro autônomo, pessoa física, seja incluído na cadeia de financiamento de uma renovação de frota, com a compra de caminhão novo ou seminovo, desde que retire de circulação o seu veículo velho.
O objetivo é estimular a aquisição de veículos mais eficientes, econômicos e seguros e substituir a frota circulante, aumentar a produtividade, competitividade, qualidade e eficiência da logística no país.