Crédito Divulgação DAF Brasil
DAF Caminhões Brasil Ltda. comemora oito anos de produção no Brasil e amplia sua participação de mercado para 4,3%, com 4.043 unidades vendidas no mercado interno (93.745 unidades licenciadas até setembro, segundo a Fenabrave). Presente no Brasil desde 2013, quando iniciou a produção na fábrica de Ponta Grossa, a fabricante já produziu cerca de 16 mil caminhões.
As vendas expressivas do XF, com 3.958 unidades de janeiro a setembro, fazem do modelo o terceiro caminhão mais vendido entre os pesados. Com o resultado, a empresa passa a ter 8,25% de market-share na categoria mais importante do país (47.985 unidades licenciadas até setembro). O objetivo da DAF é atingir 10% das vendas da categoria.
Em 2021, a marca renovou seu portfólio de produtos, com o lançamento dos novos modelos XF e CF. A rede de concessionários DAF atingiu 100% de cobertura do território nacional. Também adotou uma estratégia focada nas vantagens competitivas de seus produtos, optando por participar do segmento de maior volume de vendas no Brasil e conquistando ex-concessionárias Ford que conhecem muito bem o mercado nacional e as preferências dos consumidores e transportadoras para se expandir. sua rede de concessionários.
Da décima posição alcançada em seu primeiro ano de atuação no mercado brasileiro, em 2014, no segmento de pesados, com a venda de 257 unidades e 0,19% de participação de mercado, a DAF subiu para a terceira posição no segmento de pesados brasileiros, aproximando-se do líder Volvo FH 540, com 6.350 unidades e 13% de participação, e o Scania R450, em segundo lugar, com 5.288 e 11% do mercado total.
Evolução da DAF no mercado brasileiro de caminhões
A DAF passou da 11ª posição, em 2014, com 257 unidades vendidas e apenas 0,19% de participação de mercado, para a 5ª. colocação, até setembro, com 4.043 unidades vendidas e 4,31% de market-share.
No segmento brasileiro de caminhões pesados, a marca somente passou a figurar entre os dez primeiros em 2016, quando ocupou a 6ª posição, com 558 unidades vendidas e 3,54% de participação, pulando para a 3ª colocação, com 3.958 unidades comercializadas e 8,25% de market-share, em setembro deste ano.