Crédito Divulgação Scania
A preferência por veículos movidos a combustíveis mais limpos e menos poluentes continua a crescer no mercado brasileiro. A Reiter Log, transportadora de Nova Santa Rita (RS), comprou 124 caminhões Scania a gás, com investimento da ordem de R$ 100 milhões. A empresa visa atender as metas de clientes em políticas ESG de governança Ambiental, Social e Corporativa, o que inclui a redução das emissões de poluentes.
Os novos 124 caminhões são cavalos-mecânicos do modelo R 410 e começarão a serem entregues no último trimestre desse ano, com início de operação em 2022. Com essa aquisição, a Reiter Log passará a ter uma das maiores frotas de caminhões a gás do Brasil.
“Firmamos um compromisso de oferecer um novo jeito de transportar”, diz o CEO da Reiter Log, Vinícius Reiter Pilz. De acordo com ele, entre os objetivos está a redução dos impactos do setor no meio ambiente.
Com a nova frota a empresa quer ser protagonistas da mudança para um sistema de transporte mais sustentável. “Por isso, abrimos as portas aos embarcadores para mostrar que podemos mudar a matriz energética nacional”, afirma.
Os caminhões Scania a gás vão transportar produtos dos segmentos alimentício, de bebidas, varejo, higiene e limpeza. Bem como cosméticos, comércio eletrônico, agronegócio, farmacêutico e petroquímico.
“Estamos recebendo demanda de novos clientes, como grandes multinacionais, que buscam reduzir as emissões e já representam mais da metade dos contratos”, diz a diretora comercial e de ESG da Reiter Log, Vanessa Pilz.
A Scania tem três diferentes opções de potência para os seus modelos de caminhões a gás, com 280, 340 e 410 cv e que podem utilizar gás natural e/ou biometano. Segundo a fabricante, os veículos são indicados para operações de longa distância e possuem desempenho similar ao de motores a diesel, com os benefícios de redução das emissões e de serem mais silenciosos.
De acordo com a fabricante, a meta é reduzir os níveis de emissões de seus veículos em 20% até 2025.
Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil comentou que iniciativas como a da Reiter Log estão confirmando as tendências apontadas pela Scania. “Assumimos o compromisso de liderar a transição para um setor de transporte mais sustentável. Com essa compra, a Reiter Log coloca a sustentabilidade como prioridade e se torna um dos grandes parceiros da Scania nesta jornada”.
“A Reiter Log aplica recursos em energia alternativa desde 2014. Nosso investimento vai além de caminhões sustentáveis, segue com implementos de maior capacidade a fim de otimizar a carga das carretas, sistemas de telemetria, geração da própria energia e em outras ações de sustentabilidade.
Firmamos um compromisso de oferecer ao cliente um novo jeito de transportar, muito mais amigável ao meio ambiente. Nasce uma nova Reiter Log, e ainda mais engajada com um futuro mais sustentável. É mais do que lucro, é um projeto de mais saúde para o planeta e as próximas gerações”, diz Vinícius Reiter Pilz, CEO da Reiter Log.
“Temos muito orgulho de ter uma das maiores frotas de caminhões movidos a gás do Brasil e da América Latina. Queremos fazer parte como protagonistas desta mudança para um transporte mais sustentável. Estamos abrindo as portas com nossos embarcadores para mostrar que podemos mudar a matriz energética nacional”, salienta Pilz. “Teremos mais novidades. Estamos estudando parcerias e avaliando produzir o próprio combustível. Neste sentido, fechamos um acordo de abastecimento com a GEO Energética a fim de realizar um mapeamento do biogás”, revela.
A GEO Energética é uma das principais desenvolvedoras de soluções para a produção do biometano a partir de rejeitos orgânicos da agropecuária brasileira. “A Scania é a única fabricante de caminhões a gás e/ou biometano do País e nós da GEO conseguimos desenvolver um tipo de combustível que pode substituir 100% o gás natural de fontes fósseis, e assim entregando uma solução limpa para o transporte logístico do país”, comenta Alessandro Gardemann, CEO da GEO Energética.
Dessa forma, a Reiter Log comprova que busca soluções viáveis para diminuir os impactos das emissões de suas operações e dos clientes. “A sustentabilidade é um tripé. A economia e o meio ambiente precisam andar juntos. Para isso, temos uma governança bem definida em todos os aspectos e várias certificações. O mercado se abre cada vez mais para esta nova realidade da logística sustentável, reavaliando preços pagos do frete e boa parte dos 124 veículos já foi contratada”, completa Pilz.
O modelo escolhido foi o R 410 nas trações 4×2, 6×2 e 6×4. Por enquanto, pelos negócios já firmados, a frota a gás terá no Sudeste e Sul os principais pontos da rodagem, que deverá chegar a 10 mil km por mês. O abastecimento será feito em postos ao longo dessa malha. Os veículos serão usados nos segmentos alimentício, bebidas, varejo, higiene e limpeza, cosméticos, e-commerce, agronegócio, farmacêutico e na indústria petroquímica.
Sobre a Reiter Log
Fundada em 2008, a Reiter Log está presente nas estradas de todo o Brasil. Com mais de 15 endereços, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Alagoas, a empresa oferece serviços de transportes também para Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e agora Bolívia. Com uma frota de mais de 1.600 ativos próprios, investe em ser a solução completa para seus clientes. Hoje, trabalha com os principais players dos segmentos em que atua.
Sobre a GEO Energética
A GEO Energética é uma empresa 100% brasileira que, após dez anos de pesquisas, desenvolveu um processo biotecnológico único e inovador para a produção de biogás a partir do reaproveitamento de resíduos da agroindústria. Hoje, é líder nacional na produção de biogás obtido a partir dos resíduos da indústria sucroalcooleira, com operação em escala industrial no Paraná. O biogás produzido pela GEO pode ser usado na geração de energia elétrica de fonte renovável ou na produção do Biometano, para a substituição de óleo diesel. A GEO Energética desenvolve soluções customizadas e economicamente viáveis na implantação de projetos para o aproveitamento dos resíduos da agroindústria, com grandes benefícios econômicos, sociais e ambientais.